A JHSF divulgou o balanço do segundo trimestre de 2022. O lucro líquido foi de R$ 220,7 milhões, recuo de 31,1% em comparação ao segundo trimestre de 2021. A receita bruta foi de R$ 553,9 milhões, recuou de 21,1% em comparação ao mesmo período de 2021.
O resultado bruto foi de R$ 322,6 milhões, queda de 33,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) ajustado foi de R$ 267,5 milhões, queda de 39,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vendas contratadas no trimestre totalizaram R$ 416,5 milhões, registrando crescimento de 29,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022, e recuo de 10,3% em comparação ao segundo trimestre de 2021. No segundo trimestre, houve o início da comercialização do Reserva Cidade Jardim, projeto composto por unidades residenciais e hoteleiras.
Atualmente, além do estoque dos projetos lançados, o segmento conta com 15 imóveis residenciais de alto padrão para locação, que juntos totalizam renda contratada anual de aproximadamente R$ 18 milhões.
O desempenho operacional dos shoppings apresentou evolução na comparação com o segundo trimestre de 2021, período afetado pelas restrições de isolamento e acima do segundo trimestre de 2019, quando não havia restrições.
Todos os shoppings da companhia tiverem desempenho operacional superior ao segundo trimestre de 2019, com destaque para os voltados ao público de alta renda.
As vendas consolidadas dos shoppings da companhia apresentaram crescimento de 41,6% comparado ao segundo trimestre de 2021, chegando a R$ 1 bilhão e 64,1% em relação ao segundo trimestre de 2019. No segundo trimestre de 2022, a taxa de ocupação foi 96,6%.
O segmento Varejo+Digital, que corresponde a distribuição de marcas nacionais e internacionais que a companhia opera com exclusividade em seus shoppings e a operação do E-commerce (CJ Fashion e CJ Concierge) teve aumento de 53,2% das vendas em relação ao segundo trimestre de 2021, chegando a R$ 48, 9 milhões, e 523,8% em relação ao segundo trimestre de 2019.
As obras das expansões do Shopping Cidade Jardim e Catarina Fashion Outlet permaneceram em ritmo acelerado e a comercialização dos novos espaços evoluiu de maneira positiva.
No trimestre, houve melhora do resultado financeiro causada pelo crescimento da receita financeira, composta pelos rendimentos das aplicações do caixa, juros e atualização monetária da carteira de recebíveis performada de Incorporação.
A companhia informou que o landbank é atualmente composto por VGV potencial de cerca de R$ 44 bilhões, considerando as estimativas na presente data.
Em Incorporação, o arrefecimento da receita é explicado pelo reconhecimento no segundo trimestre de 2021 da venda de terreno localizado no Parque Catarina para a XP Investimentos S.A., no valor de R$ 98,8 milhões, e diferença do mix de produtos vendidos na comparação entre os trimestres, sendo que no segundo trimestre de 2022 há mais produtos imobiliários do que lotes que tem sua receita reconhecida de acordo com o PoC (Percentage of Completion) – quando comparado ao mix de produtos do segundo trimestre de 2021, que concentrou maior nível de vendas de lotes (com receita 100% reconhecida no ato da venda).
No seguimento Hospitalidade e Gastronomia a Receita Bruta Consolidada cresceu 107,4% em comparação ao segundo semestre de 2021, devido ao forte fluxo nos ativos e a adição de novas operações.
Emerson Lopes / Agência CMA
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