beforeContent_c1:
Widget: 37:
moeda real destaque noticia

Poupança tem o pior ano desde 1991; conheça alternativas

Invista agora, com o Monitor Investimentos. Clique aqui e saiba mais!

Nos últimos 12 meses, a rentabilidade da poupança caiu 7,46%, quando levamos em conta a inflação do período. O último registro de um ano tão ruim para quem guarda dinheiro na caderneta foi em 1991, quando o rendimento da aplicação sofreu uma queda de 9,72% em um ano.

A explicação está na alta da inflação. Em setembro, pelo 13o mês consecutivo, quem colocou dinheiro na poupança saiu perdendo, já que a inflação (medida pelo IPCA) foi maior do que o rendimento da aplicação, de acordo com levantamento da Economatica, publicado pelo UOL.

Desde 1994 o Brasileiro não sofria tanto com a inflação, como informou o Monitor do Mercado. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial do país, avançou 1,16% em setembro, em comparação com agosto.

Desde 1994 não havia um mês de setembro com tamanho avanço nos preços. Naquele ano, a inflação do mês foi de 1,5%.

Em 2021, o indicador acumula altas de 6,90%. Nos últimos 12 meses, já são 10,5% de alta nos preços. Isso fica acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores (9,68%).

Bolsa e bitcoin

O Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro,registra uma alta de 15,75% nos últimos 12 meses. Quando é desconada a inflação do período, a rentabilidade da Bolsa, ainda assim, fica positiva: 6,41%.

No caso da criptomoeda mais famosa do mercado, o bitcoin, também quando é descontada a inflação, acumula uma alta na rentabilidade de cerca de 250%.

Alternativas à poupança

A poupança muitas vezes é usada para guardar aquele dinheiro que precisa de total segurança e pode ser sacado a qualquer momento, a chamada reserva de emergência. Mas a caderneta está longe de ser a única opção para isso.

É praticamente impossível antever os percalços que enfrentaremos ao longo da vida, quando precisaremos cobrir um gasto mais elevado, ou quando sofreremos os impactos negativos da economia instável do nosso país. Uma demissão repentina ou a queda do número de clientes, por exemplo, desequilibram inevitavelmente nosso orçamento.

A Reserva de Emergência serve justamente para que esse desequilíbrio não jogue seu planejamento financeiro por água abaixo, bem como a sua estabilidade emocional, evitando ter que buscar financiamento de terceiros para resolver os problemas.

Entre as opções mais recomendadas por especialistas para substituir a caderneta de poupança, oferecendo liquidez diária (o valor pode ser sacado a qualquer momento) e segurança (cobertura pelo Fundo Garantidor de Crédito) estão os CDBs sigla para Certificados de Depósito Bancário, onde você empresta dinheiro para um banco

Outra opção, mais comum, é aplicar o valor em títulos do Tesouro, onde você empresta dinheiro para o governo. O Tesouro Selic, considerado um dos investimentos mais seguros, tem sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros (Selic).

Enquanto o Tesouro Selic rende pelo menos 100% da Selic (atualmente em 6,5% ao ano), a poupança rende 70% disso.

content:
afterContent:
comments:
Widget: 61:
sidebar:
Widget: 24:
Widget: 39:
Widget: 15:

Receba nosso boletim

Widget: 104: