Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta, recuperando-se das perdas no início da sessão após números encorajadores sobre a demanda de gasolina nos Estados Unidos e a inflação norte-americana baixo do esperado.
Os estoques de petróleo dos Estados Unidos subiram 5,5 milhões de barris na semana mais recente, disse a administração de informações de energia do governo dos Estados Unidos, mais do que o aumento esperado de 200 mil barris.
No entanto, os estoques de gasolina caíram acentuadamente à medida que a demanda implícita aumentou após semanas de atividade sem brilho durante o que deveria ser o pico da temporada de verão.
A demanda por gasolina se recuperou e essa tendência pode continuar, pois ainda estamos no pico da temporada de verão. A demanda por petróleo bruto não está crescendo e, à medida que a produção se aproxima do retorno aos níveis pré-pandêmicos, o mercado de petróleo não parece mais tão apertado”, explicam analistas da Oanda.
O fornecimento de gasolina aumentou na semana mais recente para 9,1 milhões de bpd, embora esse número ainda mostre que a demanda caiu 6% nas últimas quatro semanas em comparação com o mesmo período do ano passado.
As refinarias de petróleo e operadoras de oleodutos dos Estados Unidos esperam um forte consumo de energia para o segundo semestre de 2022, mostrou uma análise da Reuters das teleconferências de resultados da empresa.
Os preços ao consumidor norte-americanos permaneceram inalterados em julho devido a uma forte queda no custo da gasolina, dando o primeiro sinal notável de alívio inflacionário.
Isso contribuiu para um aumento nos ativos de risco, incluindo ações, enquanto o dólar norte-americano caiu mais de 1% em relação a uma cesta de moedas. Com a maioria das vendas mundiais de petróleo transacionadas em dólares, um dólar enfraquecido é favorável ao petróleo.
O mercado caiu mais cedo com a retomada dos fluxos no oleoduto Druzhba da Rússia para a Europa, aliviando os temores de outro aperto no fornecimento mundial de energia por Moscou.
O monopólio estatal russo de oleodutos Transneft reiniciou os fluxos de petróleo através da perna sul do oleoduto Druzhba, disse a agência de notícias RIA.
A Ucrânia suspendeu os fluxos de oleodutos russos para partes da Europa central desde o início deste mês porque as sanções ocidentais a impediram de receber as taxas de trânsito de Moscou, disse a Transneft ontem.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro subiu 1,03%, cotado a US$ 91,49 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para outubro avançou 0,70%, cotado a US$ 96,99 o barril.
Julio Viana / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA