A consultoria Pantheon divulgou que a China continua a enfrentar um declínio nas exportações, o que aponta para uma demanda global ainda fraca. Segundo a análise da empresa, a tendência é que essa baixa demanda global persista ao longo de 2024, tendo em vista que o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de novos pedidos de exportação chinês permaneceu abaixo de 50 nos últimos quatro meses.
Exportações chinesas de automóveis continuam crescendo
Apesar desse cenário, a Pantheon observou que as exportações chinesas de automóveis mantiveram um crescimento notável, com um aumento de 45% em outubro. No entanto, o setor de tecnologia enfrentou desafios, com quedas significativas nas exportações de chips de circuito integrado (-16,6%) e de computadores (-11,6%). Vale destacar que, para a Coreia do Sul, houve uma recuperação de 5,1% nas exportações em outubro, após uma queda de 4,4% em setembro. No entanto, esse aumento se deveu principalmente à firmeza nos preços dos chips, não necessariamente a uma demanda mais forte.
Desafios nos mercados globais, exceto pela Rússia
A análise da Pantheon também indicou que a maioria dos países, incluindo Estados Unidos e várias regiões da Europa e Ásia, enfrentou queda nas exportações da China. A exceção notável foi a Rússia, que manteve seu status como o único grande mercado com crescimento nas exportações chinesas.
Imagem: Piqsels