O índice Sentix sobre a confiança do investidor na zona do euro subiu para -25,2 pontos em agosto, depois dos -26,4 pontos observados em julho. A pesquisa foi conduzida entre os dias 4 a 6 de agosto e foram ouvidos 1.262 investidores.
O estudo mostrou que a medida das atuais condições econômicas subiu de de de -16,5 pontos em julho para -16,3 pontos em agosto. Já a medida das expectativas subiu de -35,8 pontos para -33,8 na mesma base de comparação.
“Os índices econômicos Sentix para a zona do euro estão atualmente fazendo o mesmo que as pessoas: estão descansando e preferem ficar imóvel na sombra. É verdade que o índice geral melhorou 1,2 pontos para -25,2 pontos. No entanto, isso não implica uma avaliação fundamentalmente nova da situação econômica”, diz o levantamento.
“Tanto o índice de situação (-16,3 pontos) e o índice de expectativas (atualmente -33,8 pontos) continuam pintando um quadro sombrio do ambiente econômico na zona do euro. Não surpreende que nem a fraca confiança do consumidor, nem a frente da inflação, nem os preços da energia estão fornecendo quaisquer impulsos positivos duradouros”, completa.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels