O Bank of America (BofA) avalia que o término do ciclo de aperto da política monetária no Brasil pode promover uma rotação para os nomes de crescimento dentro do seu universo de cobertura, citando B3, Inter e PagSeguro entre as que têm recomendação
de compra.
Os economistas do BofA esperam que a taxa Selic permaneça nos níveis atuais até o final do ano e seja reduzida para 10,5% até o final de 2023. No início desta semana, o comitê de política monetária do Brasil elevou a taxa Selic em 50pb enquanto a comunicação do Banco Central indicou que o ciclo de aperto deve chegar ao fim em breve. No total, a taxa Selic passou de 2,0% para 13,75% no último 1,5 ano.
Em uma pesquisa feita recentemente pelo BofA com clientes, os investidores esperavam evidências de uma inflexão no ciclo das taxas, em vez da evolução dos resultados trimestrais, antes de se tornarem mais otimistas em empresas de crescimento, sensíveis a taxas, do universo de cobertura do banco: B3, XP, Stone, PagSeguro, Inter e Nubank.
Analisando o histórico das ações em perspectiva, o BofA aponta que as ações financeiras de crescimento estão sendo negociadas com grandes descontos em relação à avaliação média, enquanto suas capitalizações de mercado estão abaixo dos níveis recentes de oferta pública inicial (IPO) e cita entre os nomes com maior desconto em relação aos múltiplos históricos de negociação médios PagSeguro, XP e Inter, enquanto as ações com valores mais distantes de seus preços de IPO são Nubank e Stone.
Já dentre os bancos incumbentes, a análise afirma que o Bradesco é o que mais se distancia de seu múltiplo P/B histórico médio e, dentro das seguradoras, BB Seguridade e Porto Seguro são as mais descontadas com base em múltiplos de negociação, embora a capitalização de mercado da BB Seguridade esteja próxima de sua média histórica.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação