Os índices de ações dos Estados Unidos fecham a sessão em ligeira queda, após momentos de alta volatilidade ao longo do dia, com os investidores analisando uma série de indicadores no início da sessão que mostraram que a atividade industrial se expandiu no ritmo mais lento em mais de dois anos.
“O PMI industrial desacelerou para seu menor valor em dois anos, mas o crescimento foi mais forte do que o esperado e as pressões de inflação diminuíram decisivamente, embora permanecessem elevadas”, afirmam analistas do Charles Schwab.
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 52,2 pontos em julho, de 52,7 pontos em junho, segundo dados revisados publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A leitura preliminar havia mostrado 52,3 pontos.
Os investidores estão em mais uma semana agitada de indicadores econômicos e balanços corporativos. O relatório payroll de julho do Departamento do Trabalho é o principal evento da semana, com os dados divulgados na próxima sexta-feira.
O sólido crescimento dos empregos levou os economistas a dizer que os Estados Unidos não estão atualmente em recessão, apesar de dois trimestres consecutivos de PIB negativo.
Ações de fabricantes de chips como AMD e Nvidia registraram alta na sessão, subindo 2,45% e 1,53%, respectivamente, após dados da economia norte-americana mostrarem uma queda nos preços. Os papéis da Amazon (0,39%) e da Tesla (0,12%) também subiram.
O setor de energia foi um grande empecilho à medida que os preços do petróleo registram forte queda. As ações da Diamondback Energy (-1,64%), ExxonMobil (-2,52%), Chevron (-1,95%),e Devon Energy (-2%), fecharam no vermelho.
Os preços dos contratos futuros de petróleo chegaram a cair até 5% na sessão de hoje, motivados pelos dados fracos da indústria da China e do Japão, que pesam sobre as perspectivas de demanda. Os investidores se preparam para a reunião desta semana da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,14%, 32.798,40 pontos
Nasdaq Composto: -0,18%, 12.369,0 pontos
S&P 500: -0,28%, 4.118,63 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA