Nesta sexta-feira (3), o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou o payroll, que traz dados cruciais sobre o mercado de trabalho do país. Em outubro, a economia norte-americana gerou 150 mil empregos, um número que, embora positivo, ficou aquém das expectativas dos analistas, que previam a criação de 183 mil vagas.
No mesmo relatório, a taxa de desemprego dos EUA subiu para 3,9% em outubro, em comparação com os 3,8% registrados no mês anterior. Essa elevação surpreendeu, uma vez que a previsão era de que a taxa permaneceria inalterada em 3,8%. Esse é um ponto de atenção para investidores e economistas, já que o aumento da taxa de desemprego pode impactar a economia de diversas maneiras.
Revisão de dados anteriores
Além disso, o Departamento do Trabalho também revisou para baixo os números de criação de empregos de meses anteriores. Em setembro, a criação de empregos foi ajustada de 336 mil para 297 mil, e em agosto, de 227 mil para 165 mil.
Salários
Quanto aos salários, o salário médio por hora teve um aumento de 0,21% em relação a setembro, atingindo US$ 34,00. No entanto, essa variação ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperava um aumento de 0,30%. Por outro lado, na comparação anual, houve um ganho salarial de 4,10% no último mês, superando a previsão de 4%.
Imagem: Piqsels