Após mais de cinco meses desde a invasão russa, o primeiro navio transportando grãos deixou o porto de Odessa, na Ucrânia, na manhã desta segunda-feira. Segundo o ministro de Infraestrutura do país, Oleksandr Kubrakov, a embarcação está carregada com 26 mil toneladas de milho ucraniano.
Kubrakov informou que que o navio deixou o porto pouco depois das 9h30 no horário local (3h40 no horário de Brasília), passará por uma inspeção em Istanbul, na Turquia, antes de chegar ao porto de Trípoli, no Líbano.
“Hoje, a Ucrânia e parceiros dão mais um passo no sentido de prevenir a fome no mundo”, comemorou o ministro.
De acordo com ele, o fim do bloqueio aos portos poderá gerar rendimentos de até US$ 1 bilhão à economia ucraniana e permitir o planejamento da próxima safra de grãos.
A retomada foi possibilitada por um acordo assinado em 22 de julho por Ucrânia e Rússia, mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas, para permitir a exportação de cereais ucranianos, em meio à ameaça de uma crise alimentar global.
A Ucrânia é o quarto maior exportador de milho no mundo, atrás de Estados Unidos, Argentina e Brasil. O desbloqueio dos portos ucranianos é considerado essencial par garantir a segurança alimentar mundial.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels