Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em alta, intensificando o rali dos últimos dois dias, à medida que os investidores digeriram os fortes ganhos corporativos das big techs e deixaram de lado preocupações sobre inflação e recessão.
“O avanço veio em meio aos resultados otimistas de algumas das principais empresas de pesos pesados, encabeçadas por resultados mais fortes do que o esperado da Apple e da Amazon, membros da Dow. No entanto, Intel e Procter & Gamble não atingiram expectativas e emitiram orientações decepcionantes, limitando os ganhos da Dow”, explicam analistas do Charles Schwab.
Os índices tiveram uma semana de ganhos, além de registrarem seus melhores meses de 2022. Na semana, a Dow fechou em alta de 2,96%, enquanto o S&P 500 e a Nasdaq ganharam 4,25% e 4,70%, respectivamente. A Dow teve ganhos de 6,71% em julho. O S&P 500 somou 9,10% no mês e a Nasdaq,
ainda em território de correção, subiu 12,3%.
Esse desempenho é um forte contraste em relação aos seis meses anteriores, quando as ações caíram em território de correção em junho. O mercado inverteu à medida que os temores dos investidores sobre o ritmo agressivo dos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) começaram a diminuir e a ideia de que a inflação talvez tenha atingido seu pico começou a se estabelecer.
Ainda assim, alguns permaneceram preocupados com os níveis de inflação com a guerra em curso da Rússia contra a Ucrânia e a possibilidade de que os mercados possam voltar a cair. O índice de consumo pessoal de junho subiu 6,8% em 12 meses, este indicador de inflação, que é observado de perto pelo Fed, atingiu seu maior nível desde janeiro de 1982.
Por outro lado, os ganhos de duas das maiores ações do mercado levaram os principais índices para cima. As ações da Amazon subiram 10,3% depois que a gigante do comércio eletrônico reportou vendas mais fortes do que o esperado para o trimestre anterior, enquanto a Apple subiu 3,28% depois de registrar receita de iPhone melhor do que o esperado.
Chevron e Exxon Mobil também apresentaram resultados melhores do que o esperado para o trimestre anterior, enviando suas ações para cima, subindo cerca de 8,65% e 4,74%, respectivamente.
Os últimos balanços, porém, tiverem resultados misturados. As ações da Roku afundam 23% depois que a empresa não atingiu as estimativas e alertou para uma desaceleração na publicidade. Os papéis da Intel caíram 11% depois que seus resultados trimestrais ficaram aquém das expectativas.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,97%, 32.845,13 pontos
Nasdaq Composto: +1,88%, 12.390,7 pontos
S&P 500: +1,42%, 4.130,29 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: +2,96%
Nasdaq 100: +4,70%
S&P 500: +4,25%
Veja o acumulado dos índices no mês:
Dow Jones: +6,71%
Nasdaq 100: +12,3%
S&P 500: +9,10%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA