A Volkswagen reportou lucro líquido de 3,914 bilhões de euros no segundo trimestre deste ano, 22,34% menor que o registrado no mesmo período do ano anterior, que havia ficado em 5,040 bilhões de euros. Na mesma base de comparação, a receita
subiu 3,34%, para 69,543 bilhões de euros.
Os resultados refletem, de maneira geral, que os negócios vêm melhorando com a adoção de novos produtos no mercado, além da variação dos preços.
A Volkswagen entregou um total de 3,9 milhões de veículos no primeiro trimestre, uma queda de 22,2% ante os três primeiros meses de 2021, devido à baixa disponibilidade de automóveis por conta dos problemas na cadeia de suprimentos provocados pelos lockdowns decorrentes da pandemia da Covid-19.Além disso, houve um aumento na entrega de veículos elétricos de 27%
Para 2022, a empresa confirma a perspectiva de crescimento, mesmo com limitações de oferta. A Volkswagen espera que o mix de produtos seja normalizado no segundo semestre, à medida que a entrega de semicondutores voltar à normalidade. Por outro lado, a instabilidade geopolítica por conta da guerra na Ucrânia dificulta uma avaliação mais precisa sobre os prognósticos para o restante do ano, especialmente no que diz respeito ao fornecimento de energia.
“Apesar dos desafios globais sem precedentes, a Volkswagen demonstrou notável robustez financeira. A margem operacional no primeiro semestre do ano reflete a forte substância do produto e as vendas proporcionalmente maiores no segmento premium. Além disso, o grupo provou que pode entregar bons resultados mesmo em um ambiente desafiador”, disse o diretor financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
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