Os preços dos contratos futuros de petróleo operam em alta nesta manhã, refletindo a divulgação da redução dos estoques de petróleo dos Estados Unidos, além da redução no fornecimento de gás para a Europa.
“Os preços subiram impulsionados pelo dólar mais fraco e uma grande redução dos estoques de petróleo e gasolina nos dados oficiais do estoque de petróleo dos Estados Unidos. Os dados de estoque foram uma surpresa e, em combinação com a queda no fornecimento de gás natural russo para a Europa, parece que a realidade de que o mercado físico está mais apertado do que nunca está aumentando os preços”, diz o analista sênior da Oanda, Jeffrey Halley.
Além disso, a decisão de ontem do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de subir a taxa de juros em 0,75% contou muito para o aumento do preço da commodity. Stephen Innes, da SPI Asset Management, acredita que agora a política monetária “entrou em território neutro”. Como mais aumentos são aguardados para os próximos meses, a tendência é de alta.
Por volta de 7h56 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro subia 1,71%, cotado a US$ 98,94 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para setembro avançava 1,23%, cotado a US$ 107,94 o barril.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels