O Banco do Brasil confirmou a informação de que não atenderá o pedidodo oficial da União de elevar a distribuição de dividendos este ano, alterando a periodicidade do pagamento dos dividendos de semestral para bimestral, segundo o ofício do secretário especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, enviado à quatro estatais.
O Ministério da Economia enviou um ofício à Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicopedindo para aumentar a receita com dividendos em 2022, com o objetivode tornar o pagamento desses valores ao governo trimestral, em vez desemestral e utilizar os recursos para bancar gastos extrasda Proposta de Emenda à Constituição das Bondades, que abriu espaço noOrçamento para o pagamento de R$ 600 no Auxílio Brasil, além de benefícios aos taxistas e caminhoneiros. Os dividendos também ajudariam com a falta de receita com a desoneração dos impostos federais sobre os combustíveis.
O pagamento seria feito se respeitada a política de investimentos e de Basileia, que tem como função garantir a saúde financeira de uma instituição.
Em resposta a um pedido de posicionamento feito pela Agência CMA, o Banco doBrasil enviou a seguinte nota: “O Banco do Brasil é reconhecido como referência no relacionamentocom acionistas e já realiza pagamentos – desde 2007 – com periodicidadetrimestral. Esta dinâmica cumpre a Política Específica de Remuneraçãoaos Acionistas e atende plenamente a demanda atual do acionistacontrolador.
Cabe destacar, que o BB pratica, desde 2021, pagamento de 40% do lucrolíquido aos acionistas, o que significa um valor 60% superior ao mínimoexigido por lei, que é de 25%. Trata-se de uma das melhores políticasde pagamentos aos acionistas no Sistema Financeiro Nacional.
O Banco ainda acrescenta que a política de remuneração a acionistasprevê a revisão
periódica desses parâmetros levando em conta, na suadefinição, crescimento dos ativos para apoiar o desenvolvimento daeconomia em concessão de crédito para diversos setores, além diversosbalizadores, tais como as metas de capital e os limites regulatóriosdefinidos pelo Bacen, dentre outras métricas.”
Cynara Escobar / Agência CMA (Agência CMA)
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação