As bolsas europeias encerraram o dia em território positivo, com investidores aguardando ansiosamente a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) após o fechamento dos mercados no continente. Além disso, os investidores britânicos estão atentos à decisão de juros do Banco da Inglaterra (BoE), programada para amanhã.
- FTSE 100 (Londres) fechou em alta de 0,28%, atingindo 7.342,43 pontos.
- DAX (Frankfurt) apresentou um ganho de 0,76%, alcançando 14.923,27 pontos.
- CAC 40 (Paris) registrou um aumento de 0,68%, fechando em 6.932,63 pontos.
- Ibex 35 (Madri) teve ganhos de 0,53%, atingindo 9.065,50 pontos.
- FTSE MIB (Milão) subiu 0,88%, encerrando o dia em 27.985,44 pontos.
- PSI 20 (Lisboa) ganhou 1,06%, fechando em 6.323,35 pontos.
Expectativas para a decisão do Fed
Segundo a Stifel, não se vislumbram chances de um aumento das taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed) nesta semana. Entretanto, a robustez da economia dos Estados Unidos, com um Produto Interno Bruto (PIB) superior ao esperado no terceiro trimestre, poderia levar a autoridade monetária a indicar uma disposição para elevar as taxas de juros em um futuro próximo.
Sinais de desaceleração econômica no Reino Unido
Hoje (1), o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Reino Unido revelou uma contração mais acentuada do que o previsto. Esse indicador se soma a outros sinais que apontam para uma desaceleração econômica no país, fortalecendo a expectativa de que o Banco da Inglaterra (BoE) manterá inalteradas as taxas de juros em sua decisão de amanhã.
Desempenho das empresas
Na Bolsa de Londres, as ações da farmacêutica britânica GSK tiveram uma queda de 2,21% após divulgar resultados trimestrais que não agradaram os investidores, apesar de atualizar suas projeções anuais de lucro e receita para cima. Também no Reino Unido, as ações da BP caíram 1,57% depois que o JPMorgan rebaixou sua recomendação de compra das ações da petroleira.
Com informações do Broadcast
Imagem: Piqsels