Os principais índices do mercados de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda após a Walmart anunciar um corte em sua previsão de ganhos, o que espalhou um pessimismo entre as varejistas norte-americanas, apoiando os temores de uma recessão.
“As ações dos Estados Unidos passaram a cair depois que uma onda de perspectivas ruins fez parecer que a atual leva de preocupações com o crescimento deve enviar a economia rapidamente para uma recessão”, afirmam analistas do UBS.
O Walmart informou que cortou suas estimativas de lucro trimestrais e de um ano inteiro por causa do aumento da inflação de alimentos. Isso alarmou os investidores que deliberaram as implicações para outras ações de varejo. A varejista disse que preços mais altos estão estimulando os consumidores a recuar nos gastos gerais de mercadorias, particularmente em vestuário.
Os papéis da Walmart caíram 7,61% e arrastam outras varejistas. Kohl e Target recuaram 8,91% e 3,62%, respectivamente. As empresas de vestuário foram duramente atingidas, com a Macy’s caindo 7,24%, Nordstrom e Ross perderam 5,74% e5,65%, respectivamente. A PVH caiu 6,01% e a TJX recuou 4,20%.
O tumulto no varejo sangrou em ações de comércio eletrônico. O Shopify caiu 13,3% depois que anunciou que está demitindo cerca de 10% de sua força de trabalho global, citando um recuo nos gastos on-line e dizendo que julgou mal quanto tempo o boom de comércio eletrônico alimentado por pandemia duraria. A empresa reportará seus ganhos amanhã.
Rival do Shopify, a Amazon caiu 5,3%. A Square Parent Block e a PayPal, ambas operam os principais negócios de serviços, caíram 7,1% e 5,7%, respectivamente.
Em outros setores, as ações da General Motors caíram 3,27% depois que a empresa não atingiu as estimativas de lucro, citando interrupções na cadeia de suprimentos decorrentes da guerra da Rússia contra a Ucrânia e bloqueios globais contra o coronavírus.
As ações da UPS caíram 3,44%, apesar da empresa ter registrado ganhos e quedas de receita no segundo trimestre, depois que a gigante de transportes reportou quedas em seus negócios internacionais e de cadeia de suprimentos. As ações da Packaging Corp of America caíram 4,80% com elas.
Por outro lado, as ações da Coca-Cola subiram 1,35% depois que a gigante de bebidas superou as expectativas de lucro e receita, citando uma recuperação do volume de vendas da pandemia e preços mais altos.
As ações do McDonald’s avançaram 2,58% após os resultados mistos do segundo trimestre, nos quais as vendas líquidas foram prejudicadas em parte pelo fechamento de locais na Rússia e na Ucrânia, mas o crescimento internacional em outros lugares alimentou um aumento nas vendas.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,71%, 31.761,54 pontos
Nasdaq 100: -1,87%, 11.562,6 pontos
S&P 500: -1,15%, 3.921,05 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA