Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em queda, com a Nasdaq caindo mais de 2%, à medida que os investidores continuam preocupados que um maior aperto monetário dos bancos centrais em todo o mundo empurre a economia para uma recessão.
“O aperto coordenado global do banco central ainda não impactou totalmente a maioria das leituras econômicas para as principais economias e isso deve deixar os investidores nervosos com os rebaixamentos de lucros e os riscos de crédito”, explicam analistas da Oanda.
As ações de tecnologia lideraram as perdas, com empresas de semicondutores como a Lam Research e a AMD caindo 8,6% e 5,6%, respectivamente.
As ações da Tesla caíram 8,8% depois que a montadora começou a oferecer descontos de US$ 7,5 mil em alguns de seus veículos, aumentando as preocupações dos investidores com a desaceleração da demanda na empresa.
O pessimismo no pregão teve início após resultados ruins da Micron Technology. A maior fabricante de chips de memória dos Estados Unidos alertou para um excesso no mercado de semicondutores e previu uma perda maior do que o esperado no segundo trimestre como resultado. A empresa também revelou uma série de medidas de corte de custos para ajudar a compensar uma queda esperada na receita, incluindo uma redução de 10% em sua força de trabalho. As ações da empresa caíram 3,4%.
No front de dados econômicos, os pedidos de seguro-desemprego subiram ligeiramente para 216 mil na semana encerrada em 17 de dezembro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira, um aumento modesto em relação aos 214 mil revisados para cima da semana anterior.
Os investidores estão esperando para ver se um rali de Natal – um aumento sazonal no mercado de ações que tende a ocorrer por volta do final de dezembro – acontecerá este ano. Mas o mês é de pessimismo até o momento, atormentado por preocupações com a inflação, o aumento das taxas de juros e a probabilidade de uma recessão, que frustram as esperanças de ganhos no final do ano.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,05%, 33.027,49 pontos
Nasdaq 100: -2,18%, 10.476,0 pontos
S&P 500: -1,44%, 3.822,39 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA