Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo positivo, após um movimento do Banco do Japão (BoJ) que chocou os mercados. O BoJ elevou o limite dos títulos do governo de 10 anos de 0,25 ponto percentual (pp) para 0,50 pp, dando um pequeno passo para fora de sua habitual política monetária relaxada.
Durante a manhã de hoje, o Banco do Japão se moveu para ampliar seu limite para os juros dos títulos do governo japonês para 10 anos, pegando os investidores de todo o mundo desprevenidos. Isso aumentou a pressão de outros bancos centrais hawkish, com o Banco Central Europeu e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevando os juros na semana passada e alimentando temores de recessão.
O movimento fez com que o dólar enfraquecesse 3,8% em relação ao iene, o que seria o maior ganho do iene em relação à moeda americana desde março de 2009, se os níveis atuais se mantiverem. Os juros do Tesouro para 10 anos subiram mais de 0,10 pp, para 3,683%.
Mesmo com os ganhos de hoje, as ações estão a caminho de encerrar a semana e o mês no vermelho. O Dow Jones caiu 5,3% no mês até o momento, o S&P 500 perdeu 6,43% e o Nasdaq perdeu mais de 8%.
“O pessimismo em relação às ações permanece à medida que os lucros e os riscos de crédito permanecem amplamente em vigor”, afirma o analista da Oanda, Ed Moya.
Uma série de grandes empresas divulgará seus resultados trimestrais esta semana antes do feriado de Natal. A Nike e a FedEx divulgaram seus balanços após o fechamento de hoje.
Esta semana também promete muitas informações sobre o setor imobiliário. Os dados de vendas de imóveis existentes e novas construções serão divulgados amanhã e sexta-feira, respectivamente.
O relatório de despesas de consumo pessoal de novembro (PCE), a medida preferida da inflação para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), deve ser divulgado também na sexta feira.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,28%, 32.849,74 pontos
Nasdaq 100: +0,01%, 10.547 pontos
S&P 500: +0,10%, 3.821,62 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA