A B3 e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizam nesta quarta-feira, a partir das 14h, o leilão para a concessão dos parques estaduais do Ibitipoca e Itacolomi. O projeto, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê investimentos de cerca de R$15 milhões nos próximos seis anos.
O objetivo do leilão é a seleção da proposta com maior valor de outorga fixa para a concessão pelo período de 30 anos para fins de exploração econômica de atividades de ecoturismo e visitação, bem como serviços de gestão, operação e manutenção dos atrativos existentes.
De acordo com o poder concedente, os parques reúnem atrativos naturais (cachoeiras, lagoas e montanhas) e históricos (museus e ruínas) capazes de atrair grande fluxo de visitantes. O projeto também prevê a alocação de parte das receitas da concessão para benefícios sociais e ambientais, como fomento ao empreendedorismo, pesquisa, monitoramento ambiental e integração da população do entorno.
Cynara Escobar / Agência CMA
Imagem: Divulgação / IEF
Copyright 2022 – Grupo CMA