O comitê seleto de 6 de janeiro da Câmara de Representantes dos Estados Unidos encaminhou hoje o ex-presidente Donald Trump ao Departamento de Justiça para investigação criminal e possível acusação por seus esforços para reverter sua derrota nas eleições de 2020.
“Acreditamos que as evidências reunidas ao longo de nossas audiências justificam um encaminhamento criminal do ex-presidente Donald J. Trump, John Eastman [advogado de Trump] e outros por violações deste estatuto”, diz o Comitê numa publicação em seu perfil no Twitter.
O encaminhamento do comitê diz que há evidências suficientes para encaminhar Trump por quatro crimes: obstruir um processo oficial, conspiração para fraudar o governo, fazer declarações materialmente falsas ao governo federal e incitar ou ajudar uma insurreição.
Embora o Departamento de Justiça, que já está conduzindo uma investigação sobre Trump, leve a sério os encaminhamentos criminais, não é obrigado a acusar ninguém por um crime.
No entanto, o encaminhamento do painel da Câmara ressalta a seriedade com que o comitê vê as ações de Trump após a eleição, nas semanas que antecederam a invasão dos corredores do Congresso em 6 de janeiro de 2021 por uma multidão de seus apoiadores.
Trump, que negou qualquer irregularidade, não foi acusado de nenhum crime relacionado à eleição de 2020 e ao ataque ao Capitólio dos Estados Unidos.
Se Trump for acusado e condenado por insurreição, ele teoricamente poderia ser impedido de
ocupar um cargo federal novamente sob a 14 Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Trump
anunciou no mês passado que buscará a indicação republicana para presidente em 2024.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA