Famoso pela propaganda na qual oferecia retornos maiores na conta corrente do que a poupança, o Nubank tirou o rendimento automático de sua carteira nos primeiros 30 dias, fazendo que o rendimento de 100% do CDI só chegue na conta 31 dias depois do depósito.
A medida torna o investimento parecido com a poupança da qual tanto se foge, que não trabalha com rendimento diário e sim mensal. A boa notícia para os clientes Nubank é que isso só acontece nos primeiros 30 dias, voltando aos rendimentos diários posteriormente.
Entretanto, caso o cliente decida resgatar o dinheiro antes do tempo, ele não terá direito a nenhuma rentabilidade.
O Nubank vem sendo pressionado por melhores lucros e ampliação de portfólio, já que suas ações perderam 70% de seu valor desde o IPO em dezembro.
Com isso, o roxinho além de retirar o rendimento automático, cria o que chamou de “caixinhas”, que nada mais são do que opções de investimentos que se encaixam no período pedido pelo cliente. Essas caixinha seriam usadas para alcançar metas como comprar um celular e fazer uma viagem, mas mantendo o dinheiro investido.
Ao retirar o dinheiro do investimento (ou “caixinha”) antes da data definida, entretanto, diminui e até acaba com a rentabilidade do produto, da mesma forma que acontece com outros produtos tradicionais de investimento, como alguns fundos de investimento.
Imagem: divulgação