A administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou hoje que vai lançar o próximo aviso de venda para fornecer mais petróleo da reserva estratégica do país (SPR, da sigla em inglês). Segundo um estudo do departamento do Tesouro, com essa liberação extra, juntamente com o aumento na produção de petróleo em outros países, o preço da gasolina pode cair em até 40 centavos por galão.
Além disso, o governo Biden anunciou medidas para recomprar petróleo nos próximos anos para recompor a SPR. A estimativa é que essa recompra aconteça depois do ano fiscal de 2023, para estabilizar a oferta da commodity e incentivar a compra de curto prazo. Caso essa proposta se consolide, o governo afirmou que poderá celebrar contratos de entrega futura a um preço fixo diferente do que acontece hoje, quando o preço pago responde ao que é cobrado no mercado.
Segundo o governo norte-americano, desde que a liberação de um milhão de barris por dia da SPR começou, agora na primavera no hemisfério norte, já foram vendidos mais de 125 milhões de barris ao mercado.
“A ação se soma aos acordos com os países membros da Agência Internacional de Energia para lidar com a interrupção do mercado causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia”, afirma a nota. Antes da guerra, a venda de barris de petróleo do SPR chegava, ao máximo, a 500 mil barris por dia. O Departamento de Energia dos Estados Unidos emitiu hoje um aviso para já vender 20 milhões de barris.
A administração do governo Biden informou que, com as vendas das reservas de petróleo que já foram feitas, o preço da gasolina já está 70 centavos menor. O preço médio do combustível, em uma pesquisa com 40 mil postos dos Estados Unidos, é de US$ 3,99 por galão.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Imagem: divulgação
Copyright 2022 – Grupo CMA