A Coca-Cola reportou lucro líquido de US$ 1,9 bilhões no segundo trimestre de 2022, o que representa uma queda de 28% ante igual período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita somou US$ 11,3 bilhões, uma alta de 12%.
Os resultados deste trimestre mostram o aumento de custos operacionais e investimentos e marketing por parte da empresa.
O volume total de vendas cresceu 8% no segundo trimestre. A variação do volume é calculada com base na média diária de vendas do trimestre e a unidade de medida é o “unit case”, que equivale a 5,7 litros.
Na América do Norte, as vendas cresceram 2%, impulsionado pelo desempenho de vendas de refrigerantes e bebidas lácteas, enquanto na América Latina as vendas totais cresceram 9%, com ganhos no México, Argentina e no Brasil. Na Ásia, houve alta de 11% no volume, puxada pelo forte crescimento na India e Filipinas de vendas de refrigerantes e bebidas à base de sucos, enquanto na Europa, Oriente Médio e África o avanço foi de 6%.
Já a receita orgânica, que exclui variações cambiais, aquisições de desinvestimentos, teve alta de 16%, devido ao crescimento em todos os segmentos operacionais, compensados de forma parcial pelos custos mais elevados e aumento nos investimentos em marketing, segundo a Coca Cola.
Para 2022, a companhia revisou para cima sua projeção de lucro operacional com base em efeitos cambiais neutros, para entre 1% e 2%, por conta da perspectiva da inflação dos preços das commodities, que pode ter um impacto alto sobre o custo. Para o próximo trimestre a Coca-Cola espera impactos positivos na receita de entre 7% e 8% devido ao câmbio.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
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