A economia alemã deve crescer menos do que o esperado neste trimestre e pode enfrentar um novo salto da inflação em setembro, uma vez que algumas medidas estatais irão expirar, disse o banco central alemão, o Bundesbank, nesta sexta-feira.
No boletim mensal de julho, publicado hoje, o Bundesbank diz que a economia alemã “pode ter estagnado na primavera de 2022”.
Em junho, o banco central havia dito que a economia alemã tinha feito alguns progressos no segundo trimestre depois do levantamento das restrições da covid-19. Agora, a instituição também está mais pessimista quanto ao crescimento no terceiro trimestre.
“No atual trimestre, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) poderia ser, do ponto de vista atual, um pouco mais fraco do que no cenário de base das projeções do Bundesbank de junho de 2022”, diz o relatório. Sua previsão para todo o ano de 2022 é de um aumento de 1,9% no PIB.
A elevada inflação está pesando no poder de compra das famílias e a incerteza sobre o fornecimento de energia está reduzindo o consumo privado na Alemanha, de acordo com o Bundesbank.
O BC projeta que a inflação, que atingiu 8,2% em junho, permanecerá alta nos próximos meses e deve aumentar em setembro, após os subsídios do governo para combustível e passagens ferroviárias expirarem em 31 de agosto.
“O desenvolvimento futuro do mercado de energia é muito incerto, especialmente no que diz respeito às entregas de gás natural russo”, disse o Bundesbank. “Os riscos para as perspectivas de preços estão claramente apontando para cima.”
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels