No último pregão da semana, o Ibovespa futuro tem volatilidade em dia em que os investidores devem repercutir a prévia operacional da Petrobras, divulgada na véspera, após o fechamento do mercado e de olho nos balanços da próxima semana que conta com os resultados das gigantes do índice, a Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR3 e PETR4).
Mas o temor da inflação e da desaceleração econômica mundial segue no radar.
Os investidores também devem ficar atentos aos índices de gerentes de compras ( PMIs, sigla em inglês) do setor industrial e de serviços de julho nos Estados Unidos e atentos à safra de balanços, que hoje conta com a divulgação dos números da American Express-lucro líquido caiu 14% no 2T22,a US$ 1,964 bilhões-, Verizon e Twitter, após o frustrante resultado da Snapchat.Mas o temor da inflação e da desaceleração econômica mundial segue no radar.
A Petrobras registrou queda de 5,1% na produção no segundo trimestre de 2022 em comparação ao primeiro trimestre e 5,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas, a empresa disse que o resultado não afetará a projeção de produção do ano, com margem de variação de 4% para cima ou para baixo.
Segundo Filipe Viilegas, estrategista de ações da Genial Investimento, disse em relatório, que “os números [da Petrobras] vieram fracos”. Ontem as ações da estatal tiveram forte queda.
O petróleo cai com o mercado refletindo os dados da economia da Europa e em meio à queda da demanda do mercado norte-americano. O minério de ferro subiu em Dalian. “É um ajuste após as quedas dos últimos dias e sinalizando fraqueza da economia chinesa, principalmente em relação ao setor imobiliário”, disse Villegas.
Às 9h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto subia 0,09%, aos 99.915 pontos. Os futuros norte-americanos operavam mistos e as bolsas europeias em alta. Na Ásia, os índices fecharam de forma mista.
Filipe Villegas, estrategista da Genial Investimentos, comentou que essa foi uma semana positiva para os ativos globais e e acredita que “o mercado está se preparando para a reunião do Fed [Federal Reserve, banco central americano] na semana que vem e de olho nos balanços corporativos, em meio a uma tendência estrutural negativa com inflação alta e menor atividade no mundo”.
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels