Os influenciadores digitais de investimentos (ou ‘finfluencers’), atingiram a marca de 176,3 milhões de seguidores em suas contas nas redes sociais, levando em conta o Facebook, Instagram, X (anteriormente conhecido como Twitter) e YouTube até o final do primeiro semestre de 2023.
Esse número representa um crescimento de 6% em relação à audiência de 165,6 milhões de seguidores registrada no final do ano passado, conforme revelado na 5ª edição do relatório “FInFluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais”, publicado em colaboração com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).
Aumento de 140% nos seguidores e de 10% no engajamento
Em comparação com a primeira edição do relatório, que abrangeu o período entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, foi observado um aumento de quase 140% no número de seguidores, evidenciando o contínuo crescimento da popularidade do marketing de influência no cenário de investimentos no Brasil.
Além disso, os influenciadores não apenas ganharam mais seguidores, mas também estão conseguindo um maior envolvimento da audiência. As interações médias, medidas através de compartilhamentos, comentários e curtidas dos seguidores, aumentaram em 10%, passando de 1.489 para 1.637. O volume de publicações aumentou em 13%, totalizando 313,9 mil vídeos e postagens durante o período.
Relatório FInFluence contabiliza 515 finfluencers
Na mais recente edição do relatório, foram identificados 515 influenciadores no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2023, um número consistente com o capturado no segundo semestre de 2022. No entanto, o total de perfis apresentou uma leve queda de 1%, somando 1.246 em quatro redes sociais mapeadas.
Papel de cada rede social
Apesar de o X ser a plataforma favorita dos finfluencers, as recentes limitações de uso (como a introdução de pagamentos para obter o selo de verificação) prejudicaram quem quer falar sobre investimentos na rede social. O engajamento médio na plataforma sofreu uma queda de 61%, agora atingindo 495 interações por post.
Mesmo assim, a rede social continua sendo a favorita dos influenciadores de investimento, com 45,1% das publicações relacionadas ao tema, mais do que o dobro da participação do Instagram (21,3%). Mas, quando se trata de engajamento, o YouTube lidera.
Nesta edição do relatório, foi registrada uma média de 6.421 interações por publicação na plataforma de vídeos, representando um crescimento de 65% em relação ao último levantamento.
Imagem: Freepik