Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em campo positivo nesta terça-feira. Com a temporada de divulgação dos balanços do segundo trimestre, os investidores analisam como as empresas estão respondendo às expectativas de recessão, alta de inflação e de juros pelos bancos centrais, principalmente se planejam reduzir as contratações ou outros investimentos.
“Quando ouvimos os gestores dizerem que a inflação está sob controle ou que o clima geral de negócios está cada vez mais hospitaleiro, é a isso que os mercados reagem positivamente”, disse Christopher McMahon, presidente e CEO da Aquinas Wealth Advisors.
“Tanto os investidores quanto as empresas esperavam uma inflação alta, então as empresas falando sobre isso ter acontecido naquele segundo trimestre não foi uma surpresa. A surpresa foi como as empresas estão conseguindo lidar com isso”, disse Kim Forrest, da Bokeh Capital Partners.
Como os balanços dos bancos já foram divulgados, são os das empresas de outros setores que vêm chamando a atenção. Um deles foi o da Johnson & Johnson, cujo desempenho foi melhor que o esperado, mesmo tendo cortado um pouco da sua receita e do lucro de um ano todo.
As ações da Netflix subiram 5,6% antes de ter seu balanço divulgado, o que ocorreu depois do fechamento do mercado. As ações da Meta tiveram alta de 5,1% Halliburton, de 2,1%.
De qualquer forma, há analistas que aconselham os investidores a se preparar para perdas no futuro, por conta do cenário adverso previsto de recessão econômica. “Reconheço que o sentimento é ruim e podemos ver um grande rali tático. Estou mais preocupado em proteger as desvantagens do que perder as vantagens”, escreveu o analista da Wedbush, Kevin Merritt.
Há também a expectativa da divulgação da política monetária do BCE, nesta quinta-feira. O banco da zona do euro é um dos poucos que não mexeu nas taxas de juros, mesmo com a inflação em alta o índice de preços ao consumidor de junho divulgado hoje ficou em 8,6%, o mesmo do mês anterior.
“Os mercados aguardaram ansiosamente a decisão de política monetária do Banco Central Europeu, onde se espera aumentar as taxas pela primeira vez em 11 anos”, dizem os analistas da Charles Schwab. A expectativa do mercado é de uma subida de 25 pontos-base mas não se descarta um aumento ainda maior.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +2,43%, 31.827,05 pontos
Nasdaq Composto: +3,11%, 11.713 pontos
S&P 500: +2,76%, 3.936,69 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA