A Bolsa fechou em alta resistindo à queda dos índices em Nova York com a informação de que a Apple pretende diminuir as contratações e reduzir os gastos para o ano que vem em meio ao cenário desafiador da economia. Mas a liquidez na sessão de hoje foi baixíssima com a cautela dos investidores.
Ao longo do dia, o Ibovespa chegou a subir mais de 1%. As commodities fecharam em alta com as notícias da China de incentivos à economia. Amanhã, a expectativa dos investidores fica para a Vale (VALE3), que divulga seu relatório de produção.
Em relação ao exterior, ao contrário das apostas da semana passada em que os agentes financeiros acreditavam em um aumento de juros nos Estados Unidos em 1 ponto porcentual (pp) uma elevação de 0,75 pp na reunião da próxima semana.
O principal índice da B3 subiu 0,37%, aos 96.916,13 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em agosto registrou ganho de 0,01%, aos 97.680 pontos. O giro financeiro foi de R$ 17,8 bilhões. Em Nova York, os índices caíram.
Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, disse que na sessão de hoje o mercado deu mais um respiro, principalmente, na primeira metade do pregão que “uma mudança de cenário de fato, mas agora à tarde a piora lá fora fez reduzir os ganhos por aqui devido a uma notícia que saiu na Bloomberg dizendo que a Apple deve reduzir contratações e rever os planos com as altas incertezas [com inflação alta, possível recessão]”.
O analista comentou que as varejistas estavam subindo forte devido aos fatores macroeconômicos, com alívio no aperto monetário e recessão, mas pioraram. Já as commodities, segundo Komura, é uma análise diferenciada.
“O petróleo sobe porque o cenário de demanda e oferta continua apertado e não teve nada oficial em relação à visita do Biden [presidente dos Estados Unidos, Joe Biden] ao Oriente Médio minério está seguindo a China com o governo anunciando que quer estimular o setor imobiliário e expectativas de estímulos monetários”.
Com a incerteza alta do cenário econômico, a liquidez reduz e “muitos investidores estão esperando para se posicionarem”.
Mais cedo, José Costa Gonçalves, analista da Codepe Corretora, disse que a notícia de que bancos locais chineses podem financiar o término de obras inacabadas, injetando liquidez na economia “favoreceu as commodities e impactou positivamente a nossa Bolsa, atrelado a isso está claro que o aumento dos juros norte-americanos será de 0,75 ponto porcentual dando alívio ao mercado”.
Soraia Budaibes/ Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA