Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em alta com os investidores analisando os balanços trimestrais alguns indicadores econômicos positivos, o que ameniza algumas das preocupações sobre o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa subir 1,0 ponto percentual de sua taxa básica de juros na próxima reunião.
“Foi uma semana volátil para as expectativas de taxa de juros antes da reunião do Fed, mas os conjuntos finais de dados mostrando vendas razoáveis no varejo, e as expectativas de inflação em queda, sugerem que um aumento de 0,75 pp é o resultado mais provável”, afirmam analistas do ING.
A nova rodada de balanços dos bancos ofereceu mais informações sobre o estado da economia. Wells Fargo disparou 6,17% mesmo com os lucros trimestrais caindo 48% e o banco reservando fundos para empréstimos ruins. O Citigroup subiu 13% ao bater as estimativas e se beneficiou de um ambiente de taxas crescentes.
Um dia antes, os investidores analisaram relatórios preocupantes do JPMorgan Chase e do Morgan Stanley, que deram início aos principais balanços bancários, e também pesaram a probabilidade de aumentos maiores das taxas de juros do Fed e preocupações com a recessão.
Wall Street digeriu os dados preliminares do sentimento do consumidor e vendas no varejo, que vieram acima das expectativas. Esses números pareciam acalmar as preocupações de que o Fed aumentaria 1,0 pp nas próximas reuniões e indicou que os consumidores estão reforçando os gastos do varejo, mesmo com a inflação batendo recordes.
Enquanto isso, comentários do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, indicaram que ele provavelmente não apoiaria um potencial movimento de taxa mais alta. Ele advertiu que o aumento rápido das taxas poderia “minar muitas dessas coisas que estão funcionando bem”.
As ações da UnitedHealth (5,39%), American Express (4,42%) e Salesforce (3,45%) lideraram a recuperação da Dow Jones, com fortes ganhos.
Os papéis de finanças também avançaram no pregão, impulsionadas pelas ações dos bancos. Marathon Petroleum e Valero Energy avançaram 4,10% e 3,75%, respectivamente, conforme os preços do petróleo subiam. As ações da Tesla (0,40%), Nvidia (1,92%) , Amazon (2,08%), Alphabet (1,28%) e Meta Platforms (4,21%) também tiveram ganhos.
As vendas no varejo de junho vieram acima das expectativas na sexta-feira, subindo 1% mensalmente e à frente da estimativa da Dow Jones de 0,9% e indicando que os consumidores estão reforçando os gastos do varejo, mesmo com a inflação batendo recordes. Os dados preliminares de sentimento do consumidor também vieram acima das expectativas.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +2,15%, 31.288,26 pontos
Nasdaq Composto: +1,41%, 11.410,4 pontos
S&P 500: +1,79%, 11.452,4 pontos
Veja o acumulado dos índices na semana:
Dow Jones: -0,17%
Nasdaq 100: -1,57%
S&P 500: -0,94%
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA