Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo misto, com o S&P 500 caindo pelo quinto dia consecutivo, à medida que os balanços trimestrais dos grandes bancos vieram decepcionantes e Wall Street avalia a possibilidade de um aperto monetário ainda mais forte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
“Preocupações com a inflação fizeram com que o mercado reavaliasse as expectativas de aumento das taxas em julho e setembro”, afirmam analistas do City Index. “O mercado está precificando agora uma probabilidade de 85% de um aumento de 1% em julho, e uma alta de 0,75% em setembro é considerada mais provável do que um aumento de 0,5%”, completam.
A temporada de balanços do segundo trimestre teve início com relatórios do JPMorgan Chase e do Morgan Stanley. Mais resultados das principais instituições financeiras do país estão programados para amanhã e segunda-feira. Com os temores de uma possível recessão se aproximando, os investidores estão olhando para o que os executivos dos bancos têm a dizer sobre o estado da economia tanto quanto os balanços de suas instituições.
O JPMorgan Chase esteve sob os holofotes depois de relatar uma queda mais ampla do que o esperado no lucro do segundo trimestre – de 28%, atribuindo o declínio a uma provisão de US$ 1,1 bilhão em perdas futuras de crédito em meio a preocupações com uma possível crise econômica. As ações caíram 3,56%.
O Morgan Stanley também revelou resultados que não atingiram as expectativas dos analistas, arrastados principalmente por uma queda na receita bancária de investimento devido às condições voláteis do mercado. As ações caíram 0,33%.
Esses resultados pesaram sobre o setor financeiro, enviando ações dos pares de bancos Citi e Wells Fargo para baixo, recuando 3,14% e 0,92%, respectivamente, antes de seus próprios ganhos serem divulgados amanhã.
As ações das big techs ficaram mistas na sessão, com o subsetor de tecnologia da informação marginalmente mais alto. As ações da Apple (2,05%) e da Nvidia (1,37%) subiram, em contrapartida a Meta Platforms (-3,33%), Salesforce (-1,50%) recuaram.
No front dos indicadores, os pedidos de seguro-desemprego subiram mais na semana passada, em um sinal potencial de que o mercado de trabalho pode estar esfriando à medida que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) aperta as condições financeiras.
O índice de preços ao produtor para a demanda final – um indicador dos preços no atacado e das empresas – subiu 11,3% em relação ao ano anterior e 1,1% em relação ao mês anterior, informou o Departamento do Trabalho, ressaltando as pressões inflacionárias no atacado.
O diretor do Fed, Christopher Waller, manteve hoje seu apoio a um aumento de 0,75% na próxima reunião dos formuladores de políticas, mas estaria aberto a apoiar um aumento de um ponto percentual completo se os próximos dados econômicos apontassem para fortes gastos dos consumidores.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,46%, 30.630,17 pontos
Nasdaq Composto: +0,03%, 11.251,2 pontos
S&P 500: -0,29%, 3.790,38 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA