O Ibovespa futuro cai acompanhando o exterior com os investidores repercutindo mais um dado de inflação nos Estados Unidos-índice de preços ao produtor (PPI, sigla em inglês)- e a preocupação com um aperto monetário mais duro pelo Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) para conter os preços.
O PPI subiu 1,1% em junho na comparação mensal e ficou acima das expectativas do mercado (+0,8).
Ontem o resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, sigla em inglês) nos EUA fez os analistas já apostarem em uma alta de 1 ponto porcentual (pp) nos juros.
Por aqui, digerem e o IBC-Br, a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), que mostra o desempenho da atividade econômica do País. O indicador apresentou ligeira queda de 0,11% em maio ante abril, enquanto o mercado previa alta de 0,2%. Na comparação anual subiu 3,74%.
Às 09h50 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em agosto recuava 1,09%, aos 97.580 pontos. Os futuros norte-americanos operavam em queda e as bolsas europeias registravam baixa. Na Ásia, a maioria dos índices fechou em queda.
Os analistas da Ajax Capital, em relatório, comentaram que a inflação alta nos Estados Unidos leva o mercado a elevar as apostas de um Fed mais agressivo e “a Bolsa deve abrir em queda acompanhando o mercado no exterior”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels