Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo negativo, depois que os dados de inflação de junho vieram acima do que o esperado, contribuindo para os crescentes temores de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) ficará mais agressivo em sua luta para domar o aumento dos preços.
O índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 1,3% em junho na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. Analistas previam alta de 1,1%.
Já o núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, subiu 0,7% em junho, após a alta de 0,6% em maio. Nos 12 meses encerrados em junho, o núcleo do índice de preços ao consumidor subiu 5,9%, acima dos 5,7 previstos pelo mercado.
“Apesar do índice, com os preços das commodities caindo acentuadamente desde então e o crescimento dos salários continuando moderado nos últimos meses, as perspectivas para a inflação não parecem tão sombrias como há um mês atrás”, afirmam analistas da Capital Economics.
Enquanto isso, o “Livro Bege” do Federal Reserve divulgado hoje encontrou maiores temores de inflação e uma potencial recessão.
As discricionárias dos consumidores subiram 0,9% impulsionadas pelos ganhos da Dominos, Bath & Body Works e Tesla. Em contrapartida, as ações da Boeing, WallGreens e UnitedHealth deslizaram 2,23%, 1,92% e 2,50%, respectivamente, arrastando a Dow Jones para território negativo.
As ações de tecnologia em baixa, como Amazon, Nvidia, Netflix e Tesla encenaram uma retomada, subindo mais de 1% cada, apesar das crescentes preocupações com o crescimento. A mudança trouxe a Nasdaq para território positivo, mas o índice voltou a cair posteriormente. As ações do Twitter subiram 7,84% após a empresa de mídia social processar Elon Musk.
Junto com o relatório de inflação, os investidores continuam a monitorar os lucros do segundo trimestre em busca de pistas sobre a saúde das empresas americanas. As ações da Delta Air Lines caíram 4,60% após divulgarem resultados mistos.
Em meio às notícias, United e American Airlines recuaram 0,84% e 3,11%, respectivamente. Ações de cruzeiros como Royal Caribbean e Carnival Corp caíram 2,22% e 1,42%.
Os temores de uma recessão sobem à medida que a inflação aumenta. Economistas do Bank of America disseram que estão prevendo uma leve recessão ainda este ano, à medida que o crescimento real do PIB diminui e prevê que a taxa de desemprego saltará para 4,6% em 2023.
Em outras notícias, os investidores estão ansiosos pelos resultados dos balanços trimestrais dos grandes bancos, incluindo JPMorgan e Morgan Stanley, marcados para amanhã.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,67%, 30.772,79 pontos
Nasdaq 100: -0,15%, 11.247,6 pontos
S&P 500: -0,44%, 3.801,78 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA