No cenário econômico brasileiro, a divulgação de indicadores dos Estados Unidos e a inflação nacional estão movimentando o mercado de DI. Os juros futuros tiveram queda, principalmente nos vértices de médio e longo prazo, chegando a cair mais de 20 pontos-base.
No fechamento do mercado, a taxa para janeiro de 2025 ficou em 10,805%, a taxa para janeiro de 2027 caiu para 10,755%, e a taxa para janeiro de 2029 teve queda para 11,170%.
Influência dos EUA
Dados recentes dos EUA mostraram que a economia cresceu 4,9% no terceiro trimestre em relação ao anterior, porém, a inflação medida pelo índice de gastos com consumo (PCE) desacelerou de 3,7% para 2,4% na mesma base de comparação.
Inflação no Brasil
O IPCA-15 de outubro subiu mais do que o previsto, devido ao aumento significativo no preço das passagens aéreas. No entanto, tanto os núcleos quanto a inflação cheia desaceleraram.
Impacto externo no mercado brasileiro
A influência externa, especialmente relacionada às incertezas sobre as taxas dos EUA, tem crescido nas últimas semanas, limitando as expectativas de queda da Selic no próximo ano.
Cenário doméstico
Aqui no Brasil, a decisão do Confaz de elevar o ICMS sobre combustíveis a partir de fevereiro de 2024, também foi acompanhada, mas seu impacto imediato nos preços foi limitado.
Com informações do Broadcast
Imagem: Piqsels