A Bolsa fechou em baixa em dia de forte aversão ao risco com a China ditando o ritmo dos negócios por causa da preocupação com os novos casos de covid-19 e a pressão recaiu sobre as commodities ligadas ao minério de ferro. Os bancos também caíram em bloco.
Somado a isso, a inflação e o temor de uma recessão ainda deixam os investidores temerosos. O pregão foi de liquidez reduzida em um dia em que o comprador determinou o preço e o ritmo dos negócios.
O principal índice da B3 caiu 2,07%, aos 98.212,46 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em agosto perdeu 2,06%. O giro financeiro foi de R$ 16,1 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam em queda.
Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimetnos disse que o dia é de aversão ao risco acompanhando o mercado no exterior e “segue no holofote dos investidores a inflação e diminuição no ritmo do crescimento siderúrgicas “.
O petróleo teve leve recuperação e ajudou a segurar a Petrobras (PetR3 e PETR4).
As aéreas sofreram bastante na sessão de hoje, principalmente com a Gol “soltando uma guidance que vê um prejuízo por ação no próximo trimestre, atrelado a isso a inflação alta e ainda o petróleo”. As ações da Gol (GOLL4) caíram 11,79%.
Ricardo Leite, head de renda variável da Diagrama Investimentos, comentou que o aumento dos casos de Covid-19 na China “pressionaram o minério e com isso Vale [com forte peso no índice] e mineradoras foram afetadas”.
Os bancos, que também estão entre as blue chips, “são derrubados pelo risco fiscal com a PEC dos Kamicaze ou dos benefícios]”, completou. A liquidez está reduzida.
Nícolas Merola, analista de investimentos da Inv., disse que a pressão no Ibovespa vem da China. “Os indícios de política zero contra a covid e possivelmente novos lockdowns e o temor da desaceleração da economia [local] fazem preço hoje”.
Na semana passada o mercado começou a descartar o lockdown no país asiático com o anúncio do pacote de infraestrutura de US$220 bilhões para incentivar a economia, mas “tudo foi muito breve”. Ele comentou que as commodities caíam e a Vale ainda mais devido aos apontamentos feitos pela Cemig.
Merola reforçou que os investidores estão em “uma situação delicada se é hora ou não de tomar risco”.
De acordo com um analista de investimentos de uma grande corretora, que não quis se identificar, disse que o mau humor no mercado é atribuído “aos novos casos de covid na China, em que as commodities caem, preocupação com o fechamento do gasoduto Nord Stream 1 pela Rússia para a manutenção e o impacto na Europa, que depende do gás russo e a inflação nos Estados Unidos”.
O analista disse que acredita que a inflação nos Estados Unidos ainda deve vir alta e “já está dado o aumento nos juros de 0,75 ponto porcentual (pp) para a próxima reunião”.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA