A Genial Investimentos recomenda manter investimentos no Santander Brasil e estabeleceu preço-alvo de R$31,80, diante das estimativas dos resultados do 2T22 do banco, à luz de um cenário menos favorável e preferência dos analistas por outros bancos.
Dentre os grandes bancos, a dinâmica de lucro para o Santander é a que menos nos anima. A elevação da inadimplência e menor cobertura devem continuar pressionando provisões no trimestre e ao longo do ano e consequentemente o lucro do banco. Do lado das receitas, a sensibilidade à curva de juros deve continuar comprimindo o NII (receitas de juros), dada queda a/a da margem com mercado, diz a análise.
A Genial espera um crescimento de lucro modesto de mid single digits (5%) para o ano, em função da tendência mais fraca de receitas e elevação das provisões.
Reconhecemos que a ação não está cara ao valuation de 1,21x P/BV 22 e 6,2x P/E 22. Entretanto, dado valuation atrativo em todo o setor e melhor dinâmica de crescimento de lucro para os próximos anos nos comparáveis, seguimos preferindo outros papéis no setor.
Isso porque os analistas da Genial ainda esperam que o Santander cresça abaixo dos seus pares, após rever sua exposição a clientes em linhas de crédito mais arriscados, iniciada ainda em 2021.
Apesar do excelente trabalho apresentado pelo banco nos últimos anos, a expectativa de normalização da inadimplência em 2022 tende a gerar maior conservadorismo pelo Santander, consideram os analistas. O maior conservadorismo é resultado do mix mais concentrado em crédito para PF (pessoa física), cuja inadimplência é mais elevada. Dentre os 4 grandes bancos, o Santander é o que tem maior exposição a crédito para PF (59% da carteira).
Os analistas esperam que, no comparativo trimestre a trimestre, haja uma aceleração do crédito, dada base comparativa mais fraca no 1T em função da sazonalidade. Para o ano, esperamos um crescimento de mid to high single digits (5-10%) da carteira de empréstimos.
A margem com clientes vem sendo beneficiada pelo melhor spread e do mix de produtos. Esperamos uma margem com clientes crescendo em torno de 20% a/a no 2T
Camila Brunelli / Agência CMA
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