Os Barômetros Globais continuam sinalizando uma forte desaceleração do crescimento mundial em 2022. O Barômetro Coincidente recua pelo sexto mês seguido em julho, enquanto o Barômetro Antecedente estabiliza 10 pontos abaixo da média histórica de 100 pontos. Os resultados refletem uma perspectiva pessimista para o crescimento econômico global nos próximos meses.
O Barômetro Econômico Global Coincidente cai 2,5 pontos em julho, para 91,5 pontos, acumulando perdas de quase 20 pontos desde fevereiro deste ano estável no mês, em 86,2 pontos.
O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial em três a seis meses. Em julho, o indicador global ficou estável em 86,2 pontos. Assim como ocorre no Barômetro Coincidente, o Hemisfério Ocidental e a Europa contribuem de forma negativa em 1,0 e 0,7 ponto, respectivamente, para o resultado do Barômetro Antecedente, enquanto a região da Ásia, Pacífico & África caminha no sentido oposto, compensando parcialmente as quedas mais expressivas de meses anteriores e contribuindo com 1,7 ponto para a evolução do Barômetro Antecedente no
mês. As expectativas de crescimento global em 2022 vêm piorando em decorrência da continuação da guerra entre Ucrânia e Rússia e da adoção de políticas monetárias mais restritivas em diversos países. Tais fatores têm contribuído para manter o indicador global em região desfavorável.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels