No início da sessão de julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) desta quarta-feira (25/10), o conselheiro Luís Henrique Bertolino Braido e o ex-economista-chefe do Departamento de Estudos Econômicos (DEE) da autarquia, Guilherme Mendes Resende, receberam homenagens dos demais membros do colegiado pelo tempo que contribuíram com a defesa da concorrência no Brasil.
O mandato do conselheiro Braido termina no dia 4 de novembro. Resende, por sua vez, se despediu do Cade algumas semanas atrás para atuar como assessor especial da presidência do Supremo Tribunal Federal.
Durante a solenidade, o diretor de economia do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac), Bernardo Gouthier Macedo, agradeceu, em nome da comunidade dos economistas, pelo “trabalho cuidadoso” realizado por Luis Braido, que, segundo ele, conduziu discussões sempre “embasadas em argumentos sólidos e convincentes”.
O conselheiro Gustavo Augusto pontuou o panorama único de Braido, que inclui vasta experiência acadêmica e uma visão econômica dos casos. A procuradora-chefe Juliana Domingues também destacou que os conhecimentos acadêmicos do conselheiro fortaleceram o compromisso com a cadeira que ocupou.
O conselheiro Vitor Fernandes, em sua fala, frisou os aprendizados compartilhados durante o período em que atuou ao lado de Braido, enquanto que o servidor Paulo Riscado, chefe da assessoria do conselheiro homenageado, pontuou que o trabalho realizado por ele contribuiu para que o Cade aperfeiçoasse os instrumentos e continuasse a gerar benefícios para a sociedade. Waldir Alves, representante do Ministério Público Federal (MPF) junto ao Cade, também pontuou que o conselheiro sempre esteve preocupado com as decisões e suas consequências para a economia do país.
Em seu discurso, o superintendente-geral Alexandre Barreto apontou que o conselheiro Braido “jamais desviou do que considerava reto e correto na função pública”. Já o presidente Alexandre Macedo parabenizou a dedicação de quatro anos ao Tribunal Administrativo, destacando que o papel do economista é dar racionalidade às decisões. Para ele, Braido tem opiniões fortes e firmes, características que o fortalecem como profissional.
Já a homenagem ao ex-economista-chefe Guilherme Resende teve início com o discurso de Barreto, que enalteceu a importância do DEE e frisou ser unanimidade na comunidade antitruste a conduta de excelência do ex-líder do Departamento, que alia a capacidade de gestão e técnica com energia incansável. “É um economista brilhante, que soube conduzir a equipe do DEE de forma magistral, habilidade que poucos têm. É uma pessoa querida pela equipe e pelos pares”, disse.
Patrícia Sakowski, que foi economista-chefe adjunta no DEE, também frisou que a habilidade técnica de Guilherme Resende é “capaz de reduzir problemas complexos a soluções”.
Lílian Marques, atual economista-chefe do DEE, disse ser grande o desafio de suceder a liderança de Resende, que, para ela, “elevou a instituição e a política de defesa de concorrência no Brasil” com a sua excelência técnica e seu compromisso. A liderança de Resende também foi lembrada pelo representante do MPF no Cade, Waldir Alves. “Conduziu não só um crescimento quantitativo, mas também qualitativo da atividade do DEE”, afirmou.
“É inacreditável a sua disponibilidade. Isso é que fez a diferença”, disse Alexandre Cordeiro. Para o presidente do Cade, essa característica de Guilherme Resende foi fundamental para o crescimento do DEE e para os trabalhos de altíssima relevância que conduziu na unidade. Ao amigo, Cordeiro disse que a convivência o fez admirá-lo como profissional técnico e ser humano ímpar. Por fim, desejou sucesso na nova atividade.
“Tenho certeza que no seu novo desafio você vai fazer a mesma coisa que fez no Cade: vai começar pequeno, mas, a partir da sua entrada, não será mais possível não ter um departamento de economia no STF”, avaliou.
Durante suas falas, Braido e Resende agradeceram às suas respectivas famílias e também àqueles que caminharam junto a eles durante o trabalho realizado no Cade. Ao final das homenagens, foi inaugurada no hall do plenário da autarquia a nova galeria de fotos que homenageia os economistas-chefes que já passaram pelo Departamento de Estudos Econômicos.
Com informações da assessoria de imprensa do Cade