Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em alta na sessão, após idas e vindas ao longo do dia, porém as ações ganharam força após a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reforçar o tom agressivo que o banco vem demonstrando para combater a inflação.
As ações passaram a firmar ganhos depois que o Fed divulgou a ata de sua reunião de junho, mostrando que o banco central estava comprometido em reduzir a inflação. Membros do Fed disseram que a reunião de julho provavelmente também veria outro aumento de 0,5 ou 0,75 ponto percentual.
“Ao discutir possíveis ações políticas nas próximas reuniões, os participantes continuaram a antecipar que aumentos contínuos nos juros seriam apropriados para atingir os objetivos do Comitê”, afirmou a ata. “Em particular, os membros julgaram que um aumento de 0,5 ou 0,75 ponto percentual provavelmente seria apropriado na próxima reunião”.
Ao elevar a taxa de juros em 0,75 pp, os membros do Comitê disseram que a mudança era necessária para controlar o aumento de custo de vida, que está hoje em seu nível mais alto desde 1981.
“No rescaldo imediato da reunião, comentários dos membros sugerem que outro aumento de 0,75 pp é o resultado mais provável no final de julho. Mas os desenvolvimentos recentes deixam as chances de 0,75% contra 0,5% equivalentes”, explicam analistas da Capital Economics.
Ativos de empresas mais estáveis estão com os melhores desempenhos no pregão. As ações da Northrop Grumman saltaram 3,73%, enquanto as do UnitedHealth adicionaram 1,99%. Apple e Cisco Systems avançaram 0,96% e 1,74%, respectivamente.
Os juros projetados dos Treasuries norte-americanos estenderam seus ganhos, sugerindo que os investidores podem estar precificando um banco central mais agressivo. Isso seria reconfortante para alguns investidores, que querem que o Fed desacelere a inflação para que a economia possa se normalizar.
As ações de empresas de energia estão entre os piores desempenhos da sessão, conforme os preços do petróleo continuam seu recente ritmo de quedas. As ações da Chevron e da Diamonback Energy caíram 1,34% e 3,38%, respectivamente.
Os traders continuam a se preocupar se a economia está entrando em recessão, depois que os juros projetados do Tesouro dos Estados Unidos para 10 anos caiu abaixo da nota para 2 anos. A chamada inversão da curva de juros historicamente tem sido um sinal de alerta de que a economia pode estar caindo ou já caiu em recessão.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: +0,23%, 31.037,68 pontos
Nasdaq Composto: +0,35%, 11.361,9 pontos
S&P 500: +0,35%, 3.845,08 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA