As bolsas asiáticas apresentaram um cenário de alívio nesta terça-feira (24), revertendo as recentes perdas, graças a uma queda nos juros dos Treasuries dos Estados Unidos.
Alívio nos mercados asiáticos
Na Ásia, os investidores viram as bolsas retomarem o fôlego após uma série de pregões negativos. O índice sul-coreano Kospi liderou os ganhos, registrando um aumento de 1,12%, atingindo 2.383,51 pontos. O japonês Nikkei também subiu 0,20%, alcançando 31.062,35 pontos em Tóquio. Enquanto isso, o Taiex de Taiwan teve uma alta de 0,36%, atingindo 16.309,76 pontos.
Treasuries e alívio nos juros
O alívio nos mercados asiáticos foi impulsionado pela queda nos juros dos Treasuries. Os Treasuries dos EUA experimentaram uma redução nos rendimentos, após o rendimento da T-note de 10 anos superar a marca de 5% pela primeira vez desde 2007. Isso temporariamente aliviou as preocupações sobre os custos de financiamento.
Efeitos no Japão
No Japão, os retornos dos títulos federais (1GBs) seguiram o movimento dos títulos dos EUA. O rendimento do JGB de 10 anos caiu 2 pontos-base, atingindo 0,840%.
China em recuperação
Na China continental, o índice Xangai Composto teve um aumento de 0,78%, chegando a 2.962,24 pontos, após quatro sessões de perdas consecutivas. O índice Shenzhen Composto, menos abrangente, avançou 1,36%, atingindo 1.800,90 pontos. O sentimento nos mercados chineses melhorou provavelmente após um fundo estatal chinês revelar que comprou ETFs e deve continuar ampliando seus ativos.
Hang Seng em baixa
A exceção na Ásia hoje foi o Hang Seng em Hong Kong, que caiu 1,05% ao retornar de um feriado, atingindo o menor patamar em 11 meses, registrando 16.991,53 pontos.
Recuperação na Oceania
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu a tendência da maioria das bolsas asiáticas e se recuperou após três sessões negativas. O S&P/ASX 200 teve um aumento de 0,19% em Sydney, atingindo 6.856,90 pontos.
Possíveis desdobramentos para investidores
O alívio nos juros dos Treasuries dos EUA e a recuperação dos mercados asiáticos podem indicar um cenário mais estável para os investidores. A redução temporária das preocupações com os custos de financiamento pode atrair investimentos para a região. No entanto, os investidores devem continuar monitorando de perto a evolução desses mercados e os movimentos nos juros dos Treasuries, pois isso pode afetar as decisões de investimento.
Imagem: Piqsels