Entenda tudo o que vai movimentar o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta segunda-feira (23), com o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo:
O início da semana nos mercados financeiros globais mantém a cautela da semana anterior devido a conflitos no Oriente Médio e a agenda carregada de dados econômicos e resultados corporativos que prometem trazer volatilidade às negociações.
Conflitos no Oriente Médio e seus reflexos
O conflito no Oriente Médio continua a ser uma preocupação para os investidores, embora os desdobramentos recentes tenham trazido algum alívio. O corredor de ajuda humanitária entrou em operação, permitindo a entrega de suprimentos na faixa de Gaza, o que levou Israel a reduzir temporariamente a intensidade de seus ataques. No entanto, espera-se que incursões posteriores ocorram durante a semana, o que pode impactar principalmente o preço do petróleo no mercado internacional.
Agenda de indicadores nos EUA e no Brasil
Nos Estados Unidos, a agenda de indicadores começa a ganhar destaque a partir de amanhã. Destacam-se os dados relacionados ao PIB do terceiro trimestre, mercado de trabalho, gastos e consumo das famílias, e a confiança do consumidor na maior economia do mundo.
No Brasil, a semana inicia com foco no boletim em andamento, inflação semanal e monitor do PIB. Contudo, a atenção se volta para quarta e quinta-feira, quando teremos a sondagem do consumidor e o IPCA 15, além de dados de emprego medidos pelo CAGED.
Safra de balanço corporativos
A temporada de divulgação de balanços corporativos ganha força, com destaque para as gigantes de tecnologia dos Estados Unidos. No Brasil, teremos a divulgação dos resultados a partir de terça-feira, com intensificação na quarta e quinta-feira. Entre os destaques, estão números do Santander, WEG, Clabim e Vale.
Surpresa nas eleições na argentina
O resultado do primeiro turno das eleições na Argentina trouxe surpresas. O atual ministro da economia, Sergio Massa, não era destaque na corrida presidencial, mas obteve 36% dos votos, enquanto o candidato da oposição, Javier Meley, conquistou 30%. Isso levanta a questão: os argentinos estão satisfeitos com a situação econômica atual e desejam mantê-la?
Os desdobramentos desse resultado terão impacto na economia e nos dados argentinos, à medida que avançamos para o segundo turno.
Panorama internacional e do petróleo
Neste momento, os índices europeus operam em queda, variando de 0,15% a 0,75% em seus principais índices, enquanto os futuros norte-americanos indicam uma abertura em queda média de meio por cento. O petróleo, influenciado pelo corredor humanitário, teve uma queda de meio por cento e é cotado a 91 dólares e 70 centavos por barril.