As bolsas europeias encerraram o dia em queda, influenciadas por desapontadores balanços de gigantes como Nestlé e Renault. Os investidores também mantiveram cautela, à espera das declarações do presidente do Federal Reserve.
Hoje, o cenário nas bolsas europeias foi marcado por números vermelhos:
- FTSE 100 (Londres) caiu 1,17%, encerrando o dia com 7.499,53 pontos;
- DAX (Frankfurt) teve uma queda de 0,33%, encerrando a 15.045,23 pontos;
- CAC 40 (Paris) recuando 0,64%, fechando em 6.921,37 pontos;
- FTSE MIB (Milão) registrou perdas de 1,38%, encerrando o dia com 27.746,82 pontos;
- Ibex 35 (Madri) caiu 0,66%, fechando em 9.152,20 pontos;
- PSI 20 (Lisboa) registrou queda de 0,58%, encerrando a 6.111,28 pontos.
Nestlé e Renault desapontam
Dois gigantes europeus, Nestlé e Renault, apresentaram balanços decepcionantes. A suíça Nestlé registrou um crescimento de receita nos três primeiros trimestres abaixo do esperado, resultando em uma queda de 3,45% nas ações da empresa. Já a montadora francesa Renault viu suas ações despencarem 6,94% após seu balanço também desapontar os investidores.
Conflito no Oriente Médio em segundo plano
O analista Michael Hewson, do CMC Markets, observa que o conflito no Oriente Médio pareceu ficar em segundo plano hoje. Os investidores estão concentrados nas palavras de Powell, que possivelmente será o principal nome a reforçar as perspectivas do Federal Reserve.
Multas da comissão europeia afetam farmacêuticas
Hoje, a Comissão Europeia multou várias empresas farmacêuticas em um total de 13,4 milhões de euros, acusando-as de participar de um cartel relacionado a um ingrediente farmacêutico usado na produção de Buscopan, chamado SNBB. Apesar de não estarem envolvidas no cartel, as ações da alemã Bayer caíram 1,11%, enquanto as da dinamarquesa Nordisk recuaram 4,01% na bolsa de Estocolmo, e as da AstraZeneca perderam 1,02% em Londres.
Problema sistêmico na bolsa de Londres
No final do pregão, a Bolsa de Londres emitiu um comunicado informando que está investigando um problema sistêmico que afetou as negociações hoje. No entanto, os índices FTSE 100, FTSE 250 e IOB continuaram disponíveis para negociação.
Balanço da Vivendi aguardado
Após o encerramento dos negócios hoje, os investidores ainda aguardam o balanço da empresa de mídia francesa Vivendi, que viu suas ações caírem 2,37% em Paris.
Fonte: Broadcast
Imagem: Piqsels