Entenda tudo que movimentou o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta quinta-feira (19), com o podcast Fechamento do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo.
Neste dia tão aguardado pelos investidores, o presidente do Banco Central norte-americano, Jerome Powell, trouxe à tona uma série de considerações que mantiveram o mercado financeiro em suspense. O evento programado para as 13h de hoje tinha todos os olhos voltados para si, devido às crescentes incertezas nos Estados Unidos em relação à política de juros. Como resultado, o mercado permaneceu praticamente inerte ao longo do dia, sem uma direção definida.
O mercado permanece em alerta, pois tenta antecipar as próximas movimentações do Banco Central dos Estados Unidos em relação às taxas de juros. Desde a última decisão de política monetária, um sinal de alerta se acendeu, indicando a possibilidade de futuras altas nas taxas de juros, o que pode ter implicações significativas na maior economia do mundo. Investidores devem monitorar atentamente esses desenvolvimentos, pois podem afetar suas estratégias de investimento.
Economia americana forte
A economia dos EUA tem exibido um desempenho sólido, com dados surpreendendo positivamente o mercado. O setor de varejo, por exemplo, apresentou números muito melhores do que o esperado, gerando preocupações sobre o grau de rigor que o Banco Central pode aplicar. Isso ocorre em um momento de impasse no Congresso americano para aprovar o orçamento, o que poderia resultar em uma paralisação do governo em novembro.
Pressões fiscais
Além disso, as declarações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre um pacote de gastos sem precedentes em Israel, destinado a fins militares, causaram incerteza no mercado. Essas despesas inesperadas fora do orçamento planejado têm o potencial de abalar a estabilidade fiscal dos Estados Unidos. Essa incerteza adicionada à pressão sobre as taxas de juros de longo prazo está colocando o Federal Reserve em uma posição delicada.
Cenário desafiador para o Federal Reserve
Embora Powell não tenha sinalizado uma alta iminente nas taxas de juros durante seu pronunciamento, ele alertou para a persistência do crescimento econômico e a força do mercado de trabalho, fatores que podem ameaçar as metas de inflação. Isso sugere que o ciclo de altas nas taxas de juros pode não ter chegado ao fim. A incerteza permanece, e o Federal Reserve deve equilibrar a estabilidade financeira com a necessidade de conter a inflação.
Movimentações no mercado
Após as declarações de Powell, o mercado de ações no Brasil acelerou inicialmente os ganhos, mas posteriormente perdeu força, terminando o dia com uma queda marginal de 0,05%, com o índice Ibovespa encerrando aos 114 mil pontos.
As ações da Magazine Luiza apresentaram um recuo de 6%, enquanto as ações da Cielo se destacaram com um ganho de 6,5% durante o dia.
Mercado de Juros e câmbio
As taxas de juros no Brasil acompanharam o movimento nos Estados Unidos, com as taxas dos títulos de longo prazo subindo, alertando para riscos nos mercados de risco. No mercado cambial, o dólar encerrou praticamente estável, negociado a R$ 5,05 no fechamento.
Podcast
Em episódios diários, no começo e no fim do dia, com cerca de 5 minutos, o programa mantém seus ouvintes atualizados sobre os pontos mais importantes da economia e do mundo financeiro.
São notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões para seus investimentos e cuidar bem do seu dinheiro.
Aproveite para ficar por dentro do que importa para a sua vida financeira, com especialistas no assunto, como Thiago Raymon, gestor da Titan Capital; Lucas Rocco, André Ribeiro e Pablo Piero, da Wise Investimentos | BTG Pactual; Marcos Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, e muito mais!
Imagem: Unsplash