As bolsas de Nova York fecharam novamente sem direção única nesta quarta-feira (2), com investidores em compasso de espera pela divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos (payroll), que será conhecido amanhã, às vésperas do feriado da Independência nos EUA.
A expectativa de um mercado de trabalho mais fraco alimenta apostas de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) e impulsionaram o desempenho do S&P 500 e do Nasdaq, que renovaram as máximas históricas.
O índice Dow Jones recuou 0,04%, aos 44.484,42 pontos. Já o S&P 500 subiu 0,47%, aos 6.227,42 pontos, enquanto o Nasdaq avançou 0,94%, aos 20.393,13 pontos.
- Crédito com as menores taxas do mercado. Simule um empréstimo com home equity agora.
Expectativa é de desaceleração no mercado de trabalho
Segundo levantamento do Projeções Broadcast, do Estadão, o consenso do mercado é de criação de 110 mil vagas em junho nos EUA.
Há, no entanto, estimativas mais baixas, como a do Santander, que projeta apenas 70 mil novos postos de trabalho. Um dado mais fraco pode reforçar a expectativa de corte de juros pelo Fed já nas próximas reuniões.
Hoje, o mercado já absorveu sem reações expressivas o ADP, relatório de emprego no setor privado, que mostrou uma contração inesperada. Economistas apontam que os dados da ADP têm baixa correlação com o payroll, o que ajuda a conter especulações prematuras.
- Fale agora com a Clara, nossa atendente virtual, e tire suas dúvidas sobre investimentos e imóveis: Iniciar conversa
Cenário corporativo movimentado nos EUA
Empresas com produção no Vietnã subiram após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar um acordo comercial com o país asiático. A ação da Nike avançou 4%, enquanto a da On Holding subiu 2,7%. Segundo a empresa, cerca de 90% dos seus calçados são produzidos no Vietnã.
A Tesla ganhou 4,97% após divulgar que vendeu 71.599 veículos no atacado em junho na China, encerrando oito meses seguidos de queda na comparação anual. O resultado aliviou o impacto negativo das vendas globais no segundo trimestre.
- 🔥 Os experts já escolheram onde investir! Acesse gratuitamente as carteiras recomendadas do BTG Pactual. [Baixe agora!]
Setores em destaque em Wall Street
As ações dos grandes bancos subiram após o Fed concluir testes de estresse e liberar elevações nos dividendos. O J.P. Morgan avançou 0,55%, o Morgan Stanley, 1,27%, o Wells Fargo, 1,07% e o Bank of America, 1,16%.
O destaque negativo ficou por conta das seguradoras de saúde. A Centene caiu 40% após retirar suas projeções para 2025, citando mudanças no comportamento do mercado. O movimento afetou outros papéis do setor.