Nesta segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro mirou os canhões contra a Petrobras, afirmando que a estatal “pode quebrar o Brasil”.
A fala foi feita em uma coletiva de imprensa em Recife, após o presidente sobrevoar áreas afetadas pela chuva.
Bolsonaro ainda disse que o ICMS sobre o diesel é “crime”, em meio a polêmicas sobre o provável desabastecimento do combustível no país.
A acusação vem após o Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Sindtanque-MG) informar que os caminhoneiros entrarão em greve, caso o governo não ofereça solução para o alto preço do diesel, segundo o Broadcast.
Desabastecimento de diesel
Na sexta-feira (27), a Petrobras enviou um ofício tanto ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, quanto a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), formalizando os alertas sobre a possibilidade de uma escassez de diesel.
O Ministério das Minas e Energia, inclusive, já informou que se as importações de óleo diesel S10 fossem cessadas hoje, e que os estoques, em conjunto com a produção nacional, só serão suficientes para suprir o país por mais 38 dias