De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços no Brasil está operando em patamar 11,6% superior ao nível registrado em fevereiro de 2020, antes do agravamento da crise sanitária no país.
O relatório do IBGE revela que, embora tenha havido uma queda de 0,9% no volume de serviços prestados em agosto em comparação com julho, a recuperação do setor desde o início da pandemia é notável. Para investidores, esse dado é de extrema importância, pois demonstra a resiliência do mercado de serviços.
Transportes em alta e serviços às famílias em recuperação
No que diz respeito aos diferentes segmentos de serviços, os transportes se destacam, operando 20,7% acima do nível pré-pandemia de fevereiro de 2020. Isso pode ser uma oportunidade para investidores que desejam explorar esse setor em crescimento.
Por outro lado, os serviços prestados às famílias ainda estão 5,8% abaixo do patamar anterior à pandemia, sugerindo uma área em recuperação, mas que também pode oferecer oportunidades de investimento à medida que se recupera.
Serviços de informação e comunicação em alta
Outro destaque são os serviços de informação e comunicação, que estão 17,2% acima do nível pré-pandemia. Esse setor pode ser especialmente atrativo para investidores que buscam exposição a tecnologia e inovação.
Outros serviços e serviços profissionais e administrativos
Os serviços profissionais e administrativos também estão operando 11,6% acima do patamar de fevereiro de 2020, o que sinaliza uma recuperação sólida nesse segmento. Já o segmento de outros serviços está 1,5% abaixo do nível pré-pandemia.
Possíveis desdobramentos para investidores
Para investidores, esses dados do IBGE oferecem insights importantes. O setor de transportes e os serviços de informação e comunicação parecem estar em uma trajetória de crescimento contínuo, o que pode representar oportunidades de investimento interessantes. Além disso, os serviços prestados às famílias estão em recuperação, o que também pode atrair investidores que buscam áreas com potencial de valorização.
Imagem: Piqsels