A Bolsa abriu em queda na contramão da tendência positiva dos mercados globais, que mostram otimismo com notícias de reabertura da China, sentindo o impacto do peso das ações da Petrobras no índice e da fraca liquidez por conta da folga das Bolsas de Nova York devido ao feriado nacional do Memorial Day nos Estados Unidos. A perda é parcialmente compensada pelos papéis de mineração.
Às 13h11 (horário de Brasília), o principal índice da B3 acentuava a queda para 1,03%, aos 110.778,24 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em junho recuava 1,04%, aos 111.300 pontos. O giro financeiro era de R$ 8,1 bilhões. Em Nova York, a maioria dos índices futuros operavam em alta. As bolsas europeias também avançavam.
As ações da Vale (VALE3), que tem mais de 15% das ações negociadas no Ibovespa, abriram em alta e sobem mais de 1%, após alta de 2,40% nos preços dos contratos futuros do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian, na China, nesta manhã.
As ações Petrobras (PETR3 e PETR4) voltam a cair, respectivamente mais de 4% e 3%, e estão entre as maiores quedas do Ibovespa, em meio às incertezas sobre o comando da empresa e sua política de preços e risco de desabastecimento de diesel no mercado local.
Também recuavam as ações do Banco do Brasil e das varejistas Locaweb, Magazine Luiza e Americanas, das construtoras MRV e Cyrela e da educacional Yduqs, com empresas sensíveis à curva de juros.
As ações da Eletrobras PNB (-4%) também mostravam forte queda mesmo após o lançamento da oferta de capitalização da companhia na última sexta-feira, enquanto as do Banco do Brasil (-4,10%)indicavam correção dos ganhos da semana passada.
Entre os poucos avanços de destaque, além da Vale, estavam Braskem, Iguatemi, BB Seguridade, Bradespar e 3R Petroleum.
Cynara Escobar / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA