Entenda tudo o que vai movimentar o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta terça-feira (17), com o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo:
A Bolsa de Valores brasileira teve um início otimista esta semana, surpreendendo os mercados globais que esperavam uma intensificação do conflito entre Israel e o Ramazes. A ausência de uma invasão por terra no início da semana acalmou os investidores, sugerindo que a situação não está tão grave quanto se temia.
Nesse cenário internacional, também contribuiu para melhorar o humor dos mercados a sinalização de que a inflação e a atividade econômica dos Estados Unidos não estão tão fortes como se observava nas semanas anteriores.
Banco Central e expectativas
No âmbito nacional, o Banco Central apresentou sinais positivos na Pesquisa Focus, divulgada toda segunda-feira. Essa pesquisa revela as expectativas de economistas e analistas de mercado em relação à economia brasileira. Um destaque importante é a expectativa de inflação oficial, o IPCA, para 2023, que caiu de 4,83% para 4,75%. Este movimento é uma resposta às expectativas após os resultados do IPCA de setembro e é bem recebido pelo mercado.
Cenário cambial e do petróleo
O dólar, que estava próximo de 5,20 reais, se aproximou dos 5 reais, encerrando em 5,04 reais ontem e chegando a operar em 5,03 reais ao longo do dia. Este movimento é mais tranquilo do que se esperava.
O preço do petróleo nos mercados internacionais também apresentou uma boa notícia, caindo abaixo de 90 dólares, operando atualmente em 86 dólares e 80 centavos, após uma queda recente.
Mercado de juros
No mercado de juros brasileiro, houve uma queda, contribuindo para uma abertura de semana mais tranquila do que o previsto.
Expectativas nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a expectativa de inflação mais baixa a curto prazo e perspectivas positivas para os balanços das empresas estão influenciando o mercado. Importantes empresas, como Netflix e os principais bancos, como Bank of America e Goldman Sachs, estão divulgando seus números esta semana. O Bank of America já anunciou que seus lucros subirão 10%, impulsionados pelo aumento das taxas de juros e dos empréstimos.
Perspectivas de abertura em queda
Neste momento, os futuros das bolsas norte-americanas indicam uma abertura em queda, com uma redução prevista de 0,2% para o Dow Jones e 0,35% para o Nasdaq. No entanto, se os resultados das empresas continuarem a surpreender positivamente, o mercado pode reverter essa tendência ao longo do pregão.