Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta quarta-feira (25) em alta,com investidores ainda repercutindo a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), em um dia marcado por ganhos no setor energético e sem indicadores econômicos da região. Alguns mercados na Europa, incluindo Suíça, Suécia e Finlândia, foram fechados por causa de um feriado local.
As altas na Europa foram lideradas por um aumento nas ações do setor de energia, uma vez que os preços do petróleo subiram devido à oferta apertada, enquanto a União Europeia (UE) discute com a Hungria sobre os planos de proibir as importações da Rússia. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse estar confiante de que um acordo pode ser alcançado antes da próxima reunião do conselho em 30 de maio.
“Os preços do petróleo continuam subindo, apesar do primeiro-ministro chinês Li dizer que a economia chinesa está em má forma. Um estoque maior do que o esperado ontem está ajudando a sustentar os preços no curto prazo, juntamente com a expectativa de que provavelmente veremos algum tipo de acordo na próxima semana pela UE para impor um embargo ao petróleo russo”, diz o analista da CMC Markets, Michael Hewson.
As atenções também estiveram voltadas à ata do Fed, divulgada após o fechamento do pregão de ontem na Europa, que indicou que o BC norte-americano pretende seguir aumentando juros de forma rápida para conter as pressões inflacionárias, reforçando apostas de que mais altas de 50 pontos-base virão nas reuniões de junho e julho.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,56%, 7.564,92 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +1,74%, 14.251,62 pontos
CAC-40 (Paris): +1,81%, 6.424,00 pontos
FTSE MIB (Milão): +1,22%, 24.547,0 pontos
IBEX-35 (Madri): +1,52%, 8.897,20 pontos
SMI-20 (Zurique): fechado por conta de feriado
PSI-20 (Lisboa): +1,95%, 6.305,14 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels