A Bélgica se tornou o primeiro país a adotar quarentena obrigatória para pacientes infectados com o vírus Monkeypox, também conhecido como varíola dos macacos, à medida que os casos da doença se espalham pelo mundo.
De acordo com o jornal Belga “La Libre”, os infectados terão que se isolar por 21 dias. Entretanto, contatos próximos não precisam se autoisolar, mas são incentivados a permanecer vigilantes, especialmente se estiverem em contato com pessoas vulneráveis.O vírus Monkeypox geralmente é transmitido pelo toque ou mordida de animais selvagens infetados na África Ocidental e Central, podendo também se espalhar através do contato com uma pessoa infetada ou materiais contaminados.
“As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos”, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o Instituto Belga de Medicina Tropical, a doença se manifesta com uma “erupção cutânea específica na qual as bolhas geralmente se desenvolvem com primeiro um líquido claro e depois um líquido semelhante a pus. A erupção é muitas vezes precedida por um episódio de febre, dor de garganta e dores musculares”.
Dados da OMS mostram que, até o último sábado, existiam 92 casos confirmados em 12 países e 28 casos suspeitos.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA