A Bolsa abre a última semana de maio mais otimista com os mercados globais, depois do governo da China anunciar o afrouxamento nos lockdowns contra a Covid e com declarações do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre uma possível revisão de tarifas a produtos asiáticos que pode ajudar no controle da inflação e beneficiar as empresas de commodities brasileiras.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Às 13h00 (horário de Brasília) o principal índice da B3 firmava o ganho e subia 1,65%, aos 110.288,31 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em junho avançava 1,54%, aos 111.100 pontos. O giro financeiro era de R$ 8,9 bilhões. Em Nova York, as bolsas também firmavam em alta, em recuperação após perdas nas últimas semanas.
Os papéis ligados às commodities metálicas voltavam a liderar o índice, também motivadas pelo avanço do do futuro do minério de ferro para setembro subir 4,41% na Bolsa de Commodities de Dalian. A Vale, que representa mais de 15% das ações da Bolsa, subia 2,65%, enquanto entre as
maiores estavam CSN (+4,58%), Gerdau (+4,32%), Gerdau Metalúrgica (+3,94%). A Usiminas tinha alta de 3,16% e a Itaúsa tinha valorização de 1,81%.
No Brasil, o mercado monitora notícias sobre a votação do projeto do ICMS sobre combustíveis prevista para terça-feira (24/5) eum possível impacto positivo para a redução da do IPCA.
“Ainda sobre o IPCA, a batalha para este ano já parece perdida e no ano que vem por um fio. O teto superior é de 4,75%, mas já há instituições prevendo 5,0%. Para 2022,prevemos o IPCA em 8,5% e em 2023 4,0%. Já o IPCA-15 de maio deve registrar considerável desaceleração, de 1,73% para 0,50%, pelo alívio da bandeira tarifária de energia”, comentou Julio Hegedus Netto, economista-chefe da Mirae Asset, em relatório.
Para Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, a alta do Ibovespa é motivada pelo aumento do índice de materiais básicos, que inclui Vale e siderúrgicas como Usiminas e Gerdau, impulsionadas por notícias sobre um possível acordo comercial entre os Estados Unidos e países asiáticos, que pode levar a uma revisão tarifas, beneficiando as empresas brasileiras de commodities e uma expectativa de controle da inflação no mercado norte-americanos. “O mercado também está atento às falas do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, que pode dar algumas pistas de como será o tom da próxima reunião e sobre a subida de juros nos EUA”, acrescentou.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash