Os principais índices de ações do mercado europeu fecharam o pregão desta segunda-feira (23) em alta, após comentários da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, indicarem que a instituição está cada vez mais propensa a um aumento de juros em breve.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
Em uma publicação no blog do BCE, Lagarde afirmou que o banco provavelmente tirará sua taxa de depósito do território negativo atual até o final de setembro e poderá aumentá-la ainda mais se prever que a inflação vai se estabilizar em 2%. Com base na perspectiva atual, provavelmente estaremos em posição de sair das taxas de juros negativas até o final do terceiro trimestre, disse.
Na Alemanha, uma pesquisa do instituto IFO mostrou que a confiança do empresário alemão subiu inesperadamente em maio, sinalizando que a maior economia da Europa está provando sua resiliência diante da alta inflação, problemas na cadeia de suprimentos e guerra na Ucrânia.
Apesar disso, os alemães têm um grande desafio pela frente. “Com a guerra na Ucrânia e o choque de preços de energia atingindo a Alemanha com mais força do que a maioria das outras economias avançadas, e a ameaça de uma política monetária mais apertada se aproximando, a Alemanha terá um ano difícil, independentemente de sofrer uma recessão técnica”, diz o economista da Capital Economics, Andrew Kenningham.
Enquanto isso, investidores também acompanham o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que começou no domingo (22) e vai até quinta-feira (26). A guerra na Ucrânia será o principal assunto discutido pelas lideranças no encontro, que tem sua primeira edição presencial dois anos após o início da pandemia.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +1,67%, 7.513,44 pontos
DAX-30 (Frankfurt): +1,18%, 14.146,45 pontos
CAC-40 (Paris): +0,98%, 6.340,99 pontos
FTSE MIB (Milão): +0,17%, 24.137,00 pontos
IBEX-35 (Madri): +1,46%, 8.601,70 pontos
SMI-20 (Zurique): +1,63%, 11.493,60 pontos
PSI-20 (Lisboa): +2,67%, 6.079,51 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels